Remonta a 2015 o momento em que eu e o João Mateus nos encontramos com representantes da BlackBerry em plena IFA de Berlim. Por então, a entrada da marca no sistema Android era ainda um segredo dos deuses, com o BlackBerry Priv ao virar da esquina. Três anos depois, a BlackBerry voltará a dar novidades durante o certame internacional, com a oficialização do BlackBerry Key2 LE.
O BlackBerry Key2 parece um equipamento excepcional, mas o seu preço poderá deixá-lo longe dos bolsos de muitos. O Key2 LE deverá resolver esse problema, oferecendo um pacote mais modesto, mas com as principais virtudes da família Key, incluindo o teclado físico, e câmaras duplas, tal como no caso do Key2, embora neste caso tenhamos uma parelha de 13MP+5MP em vez dos 12+12 do Key2.
Em termos de processamento, o Snapdragon 660 cederá o lugar a um mais modesto mas realmente competente Snapdragon 636 capaz de imprimir uma performance superior à do Snapdragon 625 com que o KEYone chegou ao mercado. O hardware deverá incluir ainda 5GB de RAM, até 64GB de armazenamento interno, um ecrã FHD de 4.5 polegadas 3:2 e uma bateria de 3000mAh.
Com estas especificações, o BlackBerry Key2 LE posiciona-se seriamente na gama média, onde irá competir com dispositivos na gama de preço dos €300. Não obstante os serviços extra que o dispositivo oferecerá, esperemos que o preço possa ser competitivo, já que tem sido apontado como um dos grandes problemas da família KEY.