Se maus condutores podem ter bons automóveis, porque não dar excelentes câmaras a todos? Todas as marcas de smartphones querem dar aos seus utilizadores todas as câmaras de que estes necessitam e cada vez mais utilizadores colocam extrema importância na presença de câmaras extras, mesmo que muitas vezes acabem por não tirar proveito delas. Tradicionalmente conservadora neste aspecto, a Samsung pode estar prestes a romper amarras, quando lançar pelo menos um Galaxy S10 com 3 câmaras principais, e os detalhes mais importantes destas câmaras podem já ter sido desvendados.

Mais ou melhores câmaras? A maior parte das vezes temos de optar por uma das duas opções, mas Huawei ou Xiaomi mostram-nos que também é possível ter o melhor de ambas as opções. E não me entendam mal: pessoalmente prefiro uma única câmara num bom Samsung, do que múltiplas câmaras na maioria da concorrência. Tantas vezes estas câmaras extra fazem pouco mais do que acrescentar custos e não qualidade, e talvez por isso a Samsung tenha sido tão conservadora.

Outra razão terá sido o orgulho. É certo que a Samsung produz todos os anos alguns dos melhores smartphones do ano e orgulha-se do hardware de qualidade superior dos seus Galaxy S e Note, e quando as marcas Chinesas começaram a colocar câmaras duplas nos seus smartphones, parece-me que a Samsung não quis ser considerada uma copista, e manteve-se no seu próprio caminho, sem olhar a tendências. Não deixou só por isso de inovar, chegando ao mercado com o primeiro sensor fotográfico dual pixel no Galaxy S7, enquanto o Galaxy S9 introduziu uma câmara de abertura variável. Sem sombras de dúvidas, os Galaxy S significam o melhor da fotografia mobile.

E agora teremos três. Geralmente muito bem reputado nestas coisas da Samsung, o site Coreano ETNews detalha que a Samsung terá optado por equipar pelo menos uma das versões do Galaxy S10 com três câmaras, mas desviando-se da abordagem da Huawei de uma câmara monocromática e uma outra RGB. Pelo contrário, a Samsung optou por duas lentes grande angular e uma teleobjectiva com pelo zoom 3X.

5 razões para o Samsung Galaxy Note 9 excitar

Supostamente, a câmara principal estará equipada com um sensor de 12MP, enquanto uma ultragrande angular terá ao seu dispor 16MP, justificável, já que a resolução extra será útil para conseguir gravar o detalhe transmitido pelo maior ângulo da lente. Finalmente, a teleobjectiva recorrerá a um sensor de 13MP.

Por revelar ficam as aberturas destas câmaras e o modo como poderão interagir umas com as outras afim de melhorarem o resultado global da fotografia. No entanto, com uma teleobjectiva e uma ultragrande angular, o Galaxy S10 será particularmente dotado no caso da fotografia de paisagem que beneficia dos maiores ângulos de visão, e no caso do retrato, que beneficia de maior distância focal, o que gera menos distorções nas faces. O caminho do S10 será, por isso, polivalência.

Se a Samsung conseguir imprimir em cada uma destas câmaras a mesma qualidade que imprime nas actuais câmaras dos Galaxy S9 e Note 9, poderemos ter um game changer. Demasiadas vezes as câmaras auxiliares falham em conseguir o mesmo tipo de qualidade das câmaras principais e esperemos que a Samsung consiga mudar isso.

Até lá, um Samsung Galaxy S10 com três câmaras é precisamente o tipo de resposta que a Samsung deve dar à concorrência Chinesa que tem visto no número de câmaras um dos seus grandes trunfos. O público de hoje olha para o número de câmaras como olhava o público há precisamente cem anos atrás para as chaminés dum transatlântico: quantas mais, mais luxuoso e seguro o navio. Mesmo que em muitos casos a chaminé extra fosse postiça.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui