O novo Compact SUV da Citroën – o Citroën C3 Aircross – já está no mercado português desde Outubro de 2017 e até já falamos nele aqui no site antes do seu lançamento, no entanto, dadas as boas avaliações que este modelo tem recebido, decidimos falar um pouco mais sobre ele.
Estes são os 10 pontos essenciais que a marca francesa destaca no Citroën C3 Aircross:
- Compact SUV.
- Personalização
- Habitalidade
- Modularidade
- Tejadilho deslizante panorâmico
- Grip Control com Hill Assist Descent
- Head-up display a cores
- Conectividade
- 12 ajudas à condução
- Motorizações eficazes
O Citröen C3 Aircross vem oferecer então mais solução para quem procura um SUV compacto – um segmento com cada vez mais procura por parte consumidores. O seu design é marcado pelas grandes rodas e capô elevado, que são evidenciados por chevrons cromados que integram uma assinatura luminosa de LED.
No campo da personalização, a Citroën oferece 85 combinações de cores possíveis com 8 cores de carroçaria e 3 cores de tejadilho à escolha. Pode-se ainda personalizar os vidros de custódia com efeito persiana, barras de tejadilho, capas dos retrovisores, frisos das luzes e ainda os centros das rodas. O interior do C3 Aircross pode também ser personalizado e contamos com 5 opções: ambiente de séries, ambiente Metropolitan Grey, ambiente Urban Red, ambiente Hype Mistral e ambiente Hype Colorado.
Dentro do habitáculo temos um par de soluções que permitem conferir flexibilidade e modularidade: o banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido e os bancos traseiros são deslizantes em duas partes independentes – denominado de banco 2/3-1/3 deslizante. Com esta operação podemos transportar carga com comprimento de 2,40m.
O Citroën C3 Aircross beneficia de uma bagageira com 410 litros de capacidade que pode atingir os 520 litros graças ao banco deslizante.
No que à tecnologia diz respeito, destaque para o Grip Control com Hill Assist Descent que permite adaptar a motricidade das rodas dianteiras ao tipo de terreno em que se circula. Este pode actuar automaticamente ou manualmente com 5 modos de escolha (standard, neve, lama, areia e ESP desligado). Associado ao Grip Control, temos a função Hill Assist Descent que mantém o veículo a uma velocidade reduzida, conferindo controlo e segurança em terrenos com fortes inclinações.
Podemos também contar com um Head-up display a cores, onde o condutor dispõe de informações úteis à condução no campo de visão como a velocidade, as instruções do regulador e limitador de velocidade, os alertas de colisão e as indicações de navegação.
O Citroën C3 Aircross oferece um ecrã táctil de 7′ que comanda todas as funções do veículo, os sistemas de ajuda à condução, a climatização e o rádio. Podemos ainda usufruir da tecnologia Citroën Connect Nav onde podemos obter informações de trânsito, localização e os preços dos combustíveis e de parques de estacionamento e meteorologia; e da tecnologia Mirror Screen que nos possibilita ligar o nosso smartphone através de Android Auto, Apple CarPlay ou MirrorLink.
No total, o Citroën C3 Aircross dispõe de 12 ajudas à condução:
- Head Up Display a cores.
- Reconhecimento dos painéis de velocidade e recomendação.
- Active Safety Brake.
- Comutação automática das luzes de estrada.
- Alerta de transposição involuntária de linha.
- Coffee Break Alert.
- Alerta de atenção do condutor.
- Park Assist.
- Sistema de controlo dos ângulos mortos.
- Acesso e arranque mãos livres.
- Ajuda ao arranque em zona inclinada.
Este SUV compacto dispõe de motorizações a Gasolina PureTech (82, 110 e 130 cv) e diesel BlueHDi (100 e 120cv). Para o motor a Gasolina PureTech 110 está disponível uma caixa de velocidade automática EAT6.
O Citroën C3 Aircross vem em três versões: Live, Feel e Shine com diferentes equipamentos de série e o seu preço varia entre os 15.900€ e os 24.400€.
Terá este SUV compacto argumentos para rivalizar com outros veículos dos mesmo segmento como o Peugeot 2008, o Opel Crossland X, o Hyundai Kauai, o Seat Arona ou o Nissan Juke?