Larguem o Facebook uns minutos. Parem com os puzzles. Se conseguirem. Os smartphones são elementos incrivelmente viciantes, mas são também equipamentos incrivelmente potentes que nos abrem portas a serviços e benefícios. Numa altura pós-pandémica em que se tenta fazer a recuperação económica, a procura de emprego vai intensificar-se.
A Wiko tem alguns conselhos para utilizarem o smartphone para encontrar um emprego o mais rapidamente possível e, se tiverem um Wiko Power U podem fazê-lo durante a semana toda.
1. Instala as aplicações certas
Existem muitas aplicações de procura de emprego, mas muitas delas têm processos demorados ou demasiado burocráticos e enfadonhos. Algumas dedicam-se a seleção de cargos de topo, como apps de headhunters, outras são especializadas em áreas especificas como as de tecnologias de informação; umas trabalham com os ainda tradicionais CV, outras com os perfis do Linkedin. Por isso, convém saber quais as melhores aplicações para procurar o emprego que, no momento atual correspondam e respondam ao que procuras. Podes descarregar aplicações que te ajudam a pesquisa empregos por palavra-chave, área específica e, ou localização. Destas destacamos as redes sociais profissionais, que também são app de pesquisa de emprego, usadas por candidatos, mas também, pelos recrutadores e que se revelam uma ajuda importante nesta procura de trabalho porque adaptam as ofertas ao teu perfil e ao que procuras.
2. No caminho certo
A procura de emprego muitas vezes, como é referido no tópico anterior, é feita através de processos complicados e há certos aspetos que não te podes esquecer de apresentar quando efetivas a candidatura, como o teu CV e a carta de apresentação. A partir do smartphone, podes facilmente descarregar e anexar a tua documentação, desde que guardada na cloud, para que na hora de submeter a candidatura, não te falte nada, e poderes estar entre os primeiros candidatos.
3. Ativa os alarmes
Depois de descarregares as aplicações mais adequadas para ti, na procura de um emprego, a partir do teu smartphone podes ativar as notificações dessa aplicação ou site para que, quando houver uma nova vaga que se ajuste ao teu perfil, não percas a oportunidade de a aproveitar de forma célere, a partir do teu smartphone, sem comprometer a necessária descrição.
4. Usa as redes sociais
Sabias que os recrutadores estão hoje, mais do que nunca nas redes sociais? Além de serem um bom espaço para manteres o contacto com os teus amigos e família, e partilhares diariamente as tuas “stories” hoje é também um bom espaço para te dares a conhecer e estares atento aos anúncios que as empresas costumam divulgar nestas diferentes plataformas. Interage e mantém-te um passo à frente.
5. Prepara-te para a entrevista
No caso de a tua candidatura ter sido aceite, a fase seguinte é a entrevista. Muitas pessoas perdem pontos para os outros candidatos nesta etapa porque não vão bem preparadas ou ficam nervosas. Não deixes que isso te aconteça. Pega no teu smartphone uns dias antes da entrevista e vai pesquisa sobre a empresa e a sua presença nas redes sociais. Para além de conheceres a empresa, pratica algumas respostas frequentes que são feitas na maioria das entrevistas.
[…] Artigo Original […]