Serão os motores a gasolina com turbo o futuro deste mini segmento?

Os motores a gasolina de baixa cilindrada com turbo já não são novidade no mercado automóvel. No entanto, esta tendência tem vindo a aumentar cada vez mais e parece que está a virar moda. A Suzuki lançou (finalmente) um motor turbo a gasolina para aplicar no seu modelo Swift, significando isto que está pronto para concorrer neste segmento mini.

Dos três carros aqui comparados, dois são equipados com motores turbo a gasolina: uma mistura de desempenho com eficiência.

O Swift, relativamente ao modelo anterior, apresenta uma carroçaria diferente: mais prática, elegante e dinâmica.

A ideia aqui é perceber qual o melhor carro para se comprar.

SUZUKI SWIFT

Suzuki-Swift turbo engine
Suzuki Swift 2017

Com um estilo mais moderno que o seu antecessor, o novo Suzuki Swift conta com várias mudanças, entre elas: nova carroçaria e motor turbo de 3 cilindros a gasolina.

Relativamente ao motor, é combinado com um sistema híbrido, ou seja, uma pequena bateria de lítio de 12volts acompanhada de um gerador de partida integrado, que debitam uns respeitáveis 50Nm.

Traduzido em números, no total são 110cv e 170Nm, que combinam com uma transmissão manual e tração dianteira, resultando numa aceleração dos 0-100km/h em 9,3s.

Devido às suas proporções, o Swift torna-se um carro de baixo peso, que combinado com a resposta do motor, encoraja o condutor a testar os limites da aderência em curvas.

No entanto, apesar de ser divertido de conduzir, o Swift não é tão refinado como os seus rivais: é menos confortável em estrada, não filtrando as irregularidades da estrada de forma tão eficaz.

Resumindo: excelente motor: rápido, eficiente e preciso. Concede uma condução divertida, mas o conforto deixa um pouco a desejar.

TOYOTA YARIS

yaris
Toyota Yaris 2017

O novo Yaris conta com um motor 1.5 litros, mas sem turbo: aparentemente uma desvantagem face aos rivais, só para começar. Este motor é acompanhado por uma transmissão manual de seis velocidades. Em estrada ainda se dá mais falta do turbo, pois faz 10,7s dos 0-100km/h. Com 136Nm de binário, este Yaris debita 110cv, o que não é nada mau. Mas devido aos seus 1.040kg de peso, torna-se um carro mais esforçado relativamente aos concorrentes.

A direção é razoável, mas não tão precisa como a do Swift. O conforto também não é melhor: a suspensão é mais suave, mas em movimento é algo ruidoso, além de também não filtrar as imperfeições em estrada de forma muito eficaz.

Vale o equipamento de segurança, o único ponto forte relativamente aos seus rivais.

Resumindo: transmissão tem de ser bem trabalhada para usufruir bem o que o motor tem para dar. Condução pouco reconfortante e precisa.

SKODA FABIA

Skoda Fabia turbo engine
Skoda Fabia 2017

O novo Skoda Fabia é considerado um dos melhores automóveis deste mini segmento.

Com o motor turbo de 4 cilindros a gasolina, debita apenas 90cv: menos que os rivais aqui estudados. Apesar disso, consegue ainda atingir uns respeitáveis 160Nm de binário às 1400 rpm, dando assim uma grande margem disponível para diversão.

Comparativamente ao motor do Swift: ambos muito suaves, mas o TSI é mais silencioso e parece menos tenso quando é acelerado, apesar de emitir um ronco bastante agradável quando se puxa por ele.

Em andamento o Fabia não parece muito mais lento que o Swift, mas tem boa aderência, é mais equilibrado e preciso. Por outras palavras: é divertido de conduzir.

Resumindo: O Skoda Fabia é um carro mais refinado e “adulto”. Bom motor, boa condução e bom conforto.

Conclusão

1º lugar – Skoda Fabia: bastante equilibrado ao nível de desempenho, utilidade e preço. É um carro que vale a pena equipar com extras, porque vai ajudar a equilibrar melhor o seu valor comercial.

2º lugar – Suzuki Swift: com uma carroçaria nova, mais espaçosa e ágil, o Swift torna-se um carro bastante atrativo. No entanto, peca no conforto.

3º lugar – Toyota Yaris: o motor 1.5 do Yaris desiludiu no desempenho, requinte e conforto em estrada. Apenas o equipamento de segurança atenua esta desilusão.

Tabela comparativa

tabela comparativa
Tabela comparativa

Fonte: AutoExpres

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