Por incrível que possa parecer, o Dacia Duster é uma das maiores surpresas da história recente do mundo automóvel: para além de ser o modelo do grupo Renault mais vendido em todo o mundo, é também o segundo automóvel do segmento mais vendido a clientes particulares no mercado Europeu.
O sucesso de vendas está logicamente relacionado pelo preço sem concorrência no mercado, mas também pelas características deste modelo e da constante aposta da Renault em manter o Duster actualizado.
Uma das mais recentes actualizações é a introdução da nova caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC, uma opção que vai de encontro à tendência actual do mercado: um em cada cinco carros novos vendidos já conta apenas com caixa automática, deixando de lado o pedal mais à esquerda.
Para além do conforto a nível de condução, a caixa automática de seis velocidades promete também uma condução suave e uma resposta rápida ao estilo de condução adoptado pelo condutor, isto sem prejudicar os consumos do Dacia Duster comparativamente às versões com caixa manual. Segundo as informações fornecidas pela Renault, estamos a falar de mais 0,1 de consumo de combustível por cada 100 quilómetros percorridos.
Esta caixa de velocidades EDC estará disponível com o motor 1.5 dCi de 110cv, um motor com várias provas dadas nos últimos anos. Esta versão conta já com as mais recentes alterações estéticas operadas pela marca, o que tornam este SUV mais moderno e sedutor, assim como mais preparado para o mercado actual.
Também a nível de interiores a Renault promete melhorias relativamente à versão original, não só a nível de qualidade dos materiais usados e também dos acabamentos. Também a nível tecnológico e de segurança foram feitas melhorias no Dacia Duster, com destaque para o Media Nav Evolution (de série na SL Black Shadow), um sistema multimédia e de navegação. Para interagir com este sistema Media Nav, encontra-se um ecrã táctil de 7 polegadas (18cm), que permite gerir também o sistema de navegação e a ligação bluetooth com os nossos dispositivos. A porta USB e a ligação por jack estão também disponíveis no painel central para facilitar a ligação dos nossos dispositivos móveis pessoais.
O Dacia Duster com motorização dCi110 e caixa automática EDC, estará disponível em duas versões de equipamento diferentes, a Tour e a Série Limitada Blackshadow, com preços a partir de 20.650€, o que se traduz em mais 1500€ comparativamente à versão com caixa manual.