Muitos de nós continuarão perfeitamente satisfeitos com o teclado do seu portátil de trabalho, usando-o sem necessidade de um teclado ou de um rato externo. E porque haveríamos de investir em tais acessórios? Justificam o seu preço? Ou o espaço adicional que ocupam na secretária? O combo teclado + rato HP Pavilion 800 responde a estas perguntas de forma convincente, oferecendo um setup limpo e eficiente, confortável para um escritório produtivo.

Teclado + rato HP Pavilion 800

O combo HP Pavilion 800 coloca-se firmemente na gama de entrada dos teclados wireless. Apresenta por um lado um teclado completo com uma construção surpreendentemente eficiente, constituída por uma base de metal com patins de borracha que ancoram o teclado muito bem na secretária. Por outro lado, encontramos um rato compacto e bastante leve que se limita a dois botões e uma roda, sem luxos ou comandos adicionais. Inegavelmente, o seu foco é na leveza para viagens.

O HP Pavilion 800, ao ser um combo acessível, não inclui bateria ou autonomia wireless. Antes, como é normal neste segmento, recorre a pilhas AAA e a conexão wireless é obtida através de um adaptador incluído. A grande vantagem, obviamente, é que esta opção é particularmente interessante para emparelharmos com um equipamento mais antigo que não tenha inclusivamente bluetooth, precisamente como o ProBook que utilizo no trabalho e que me acompanha há uns fantásticos 4 anos.

As teclas são bastante espaçosas, com as teclas de scroll a serem de forma completa, embora o Enter seja o típico horizontal de que não gosto tanto e me causa sempre alguns dissabores. A tecla superior é dedicada às teclas de função que têm na verdade a configuração de teclas de multimédia e é essa a sua principal atribuição.

O que falta é iluminação das teclas, limitando a utilização do teclado a condições de luminosidade adequadas. Mas, quando falamos de um teclado que funciona a pilhas, retroiluminação seria pedir demais, ainda mais considerando o preço.

Experiência de utilização

Os teclados são um hardware notoriamente difícil de escolher. A maior parte não está simplesmente disponível para matraquearmos umas teclas e decidir, por isso a possibilidade de comprarmos um teclado que nada acrescenta ao do portátil ou ao que já temos é francamente intimidante.

No caso do Pavilion 800, no entanto, a experiência de escrita posiciona-se bem acima do que poderia ser esperado num teclado de gama de entrada. O Pavilion é suficientemente silencioso para ser utilizado num ambiente de escritório sem contribuir para a cacofonia de clac-clac, e igualmente para ser usado durante uma videoconferência para tirar notas sem ser incomodativo para os participantes.

A distância de atuação é suficientemente longa para ser confortável e tem muito pouca resistência, o que se fez notar como uma grande vantagem com umas boas 9 a 10 horas de utilização diária em contexto laboral. Quanto mais depressa escrevermos, melhor corre o nosso dia, e o Pavilion 800 mostrou-se mais adepto dos dias frenéticos que os usuais teclados de escritório que encontramos ao nosso dispor. As teclas confortáveis e estáveis significam menor fatiga em utilização prolongada e marcam a diferença face ao silicone rígido que muitas vezes encontramos pela frente.

Usado durante duas semanas, umas boas 9 horas por dia, as pilhas não mostraram sinal de começar a perder força, o que me parece positivo, se bem que teria de usar o teclado por um período bem superior.

Ser um teclado sem fios é útil para manter o local de trabalho livre de fios adicionais e ainda para ajudar a colocar todo o material na mochila antes de uma deslocação rápida.

Algumas particularidades do teclado devem, contudo, ser realçadas. A suspensão é algo agressiva e se ficarmos alguns minutos sem teclar podemos perceber que falhamos a primeira inserção numa frase, já que esse primeiro toque vai acordar o teclado. Não tive de todo problemas com isto por não passar – infelizmente – assim tanto tempo sem teclar.

Por outro lado, como parece ser normal em muitos teclados destinados a empresas hoje em dia, as teclas de função estão indexadas a controlos multimédia e outros, e utilizar as teclas como teclas de função implica pressionar ao mesmo templo a tecla Fn. Não há forma de bloquear as teclas de função, pelo que se tiverem que utilizar frequentemente estas teclas que não para os controlos multimédia e de chamada, o Pavilion 800 não será a melhor opção. Levem em consideração que se utilizarem este teclado com equipamentos não HP, as teclas de multimédia poderão não ter o mapeamento correto. Não tive esse problema, atenção, mas é expectável em qualquer teclado.

O rato é outra história. É substancialmente mais básico que o teclado e se bem que extremamente leve e com um clique muito satisfatório, fazem-lhe falta teclas adicionais para navegação. Por este preço não me parece descabido que a HP possa incluir um rato mais evoluído a acompanhar o que é um teclado soberbo.

Conclusões e recomendações

Com um preço que ronda os €100, o combo teclado + rato HP Pavilion 800 oferece uma apreciável melhoria à nossa experiência de escrita no escritório, com teclas silenciosas e confortáveis, num setup limpo e ágil para melhorar em muito a nossa produtividade por comparação aos teclados de escritório de base que muitos de nós deverão ter ao seu dispor de outra forma.

O facto de ser um teclado completo com teclado numérico sempre ativo é desde logo um argumento muito válido para acompanhar um portátil compacto empresarial para os que passarão boa parte do dia a inserir dados. No global, a excelente facilidade de atuação das teclas e a robustez deste teclado mais do que justificam a sua aquisição para acrescentar uma séria qualidade de vida ao nosso trabalho. O Pavilion 800 mostra em todas as dimensões que é melhor que o comum teclado que encontramos num escritório e o seu recurso a pilhas e adaptador Bluetooth são um ponto positivo por abrirem as portas a qualquer portátil ou computador mais antigo.

REVER GERAL
Pontuação global
8.3
Artigo anteriorAOC lança nova linha de monitores empresariais P3
Próximo artigoInfiniteBook: agora com inteligência artificial
ensaio-teclado-rato-hp-pavilion-800Para quem quer uma experiência de escrita de qualidade superior, sem gastar precioso dinheiro, o Pavilion 800 combina teclas ágeis e silenciosas para ser notoriamente melhor e menos fatigante que um típico teclado de consumo. A diferença far-se-á notar facilmente e será mais acentuada com o acumular de horas de trabalho e o problema fundamental com este teclado é que me convenceu da profunda insuficiência dos equipamentos que geralmente utilizo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui