O Android 12 ainda está longe de chegar ao mercado, embora o próximo Developer Preview já esteja ao virar da esquina. Ora parece que já temos os primeiros screenshots da próxima versão do sistema operativo da Google, com uma grande mudança de visual e o regresso em força dos widgets.

Aparentemente, estas imagens não são tanto screenshots, mas mockups de um documento da Google a sumarizar as principais alterações. Pelo menos nestes prints, a Google redesenhou alguns ícones, mas acima de tudo parece ter uma nova palete de cores mais atenuadas com castanhos e cinzentos, parecendo, na verdade que estes tons se conjugam com qualquer background que tenhamos, para criar um ambiente mais harmonioso no smartphone.

Nas notificações, a separação entre cada uma é mais óbvia, com um painel de tom diferente e cantos arredondados. Por alguma razão, a Google decidiu que era importante alterar a posição da data e das horas, aparecendo agora a data primeiro, só para o caso de serem mais o tipo de utilizador que não faz ideia de que dia é (pensem Scott Bakula no Quantum Leap), em vez de serem o tipo de utilizador que não faz ideia de a quantas anda.

Outra alteração é o menor número de definições rápidas desce para quatro, não sendo que eu morra de amores por isso.

Uma nova arma será introduzida para proteger a nossa privacidade (pelo menos dos terceiros). Uma notificação surgirá sempre que a nossa câmara ou microfone estejam a ser acedidos por uma aplicação, e pressionar na notificação abre-nos a aplicação em causa. Trata-se de uma pequena notificação no canto superior esquerdo e a Google parece que obrigará a que todas as marcas a utilizem desta forma para garantir homogeneidade. Pressionar essa notificação abre uma uma nova janela e então a app que ofendeu a nossa privacidade.

Aparentemente, teremos mesmo a possibilidade de desligar câmara ou microfone por completo, para impedir qualquer app de aceder a qualquer um deles sem permissões e no plano de fundo.

Por último, os widgets parecem ter levado uma grande volta. Segundo o XDA, a Google planeia mesmo tornar os widgets de conversações obrigatórios em qualquer implementação do seu sistema operativo.

Sem podermos validar a total autenticidade destes mocks, o próprio XDA mostra-se confiante neles e por isso faremos o mesmo. Graficamente mais interessante, o futuro Android será também mais exigente, parece-me, mas o seu foco poderá ser ainda mais na privacidade e controlo sobre permissões, um ponto sempre possível de melhoramento à partida que os utilizadores ficam mais conscientes do quanto os seus dados são usados e abusados por apps aparentemente inofensivas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui