A Câmara Municipal da Maia (CM Maia) enfrentava desafios significativos com a rápida expansão do uso das tecnologias de informação (TI), em conjunto com uma equipa de TI que, na altura, possuía apenas metade do tamanho atual. Composta por 11 elementos distribuídos em três grupos principais – suporte a aplicações ERP e CRM, helpdesk e suporte técnico, e sistemas, networking e segurança – a equipa precisava de uma solução que pudesse escalar eficientemente e gerir as suas crescentes necessidades. Por conseguinte, o contexto para a renovação da infraestrutura apresentava um nível de complexidade considerável.
A escolha da Eurotux como parceira surgiu de maneira orgânica, originada da colaboração no Projeto Maiadigital nos anos 2000. Após o término do projeto, as infraestruturas geridas pela Eurotux foram herdadas pela autarquia maiata, estabelecendo-se uma base natural para futuras parcerias.
Soluções Implementadas
Após um período de identificação de necessidades e desafios com a Câmara Municipal da Maia, e segundo indicações desta organização, a Eurotux implementou então um conjunto de soluções de infraestrutura que se alinhavam com a preferência da CM Maia por soluções open source. Ao longo do tempo, como é natural, o crescimento da autarquia e a descontinuidade de algumas dessas soluções deram origem à substituição dessas soluções por outras que acompanhassem as necessidades. A Eurotux foi sempre um parceiro presente na escolha e integração dessas soluções com os sistemas existentes e no suporte prestado. O conjunto das renovações levadas a cabo proporcionaram aos serviços camarários aumento do armazenamento e da proteção de dados, reforço da cibersegurança, monitorização de sistemas, virtualização, groupware e Service Desk.
Com a implementação destas soluções, a autarquia notou uma melhoria significativa em várias áreas, principalmente na confiança dos sistemas, capacidade de trabalho remoto, virtualização de servidores e otimização de recursos. Benefícios esses que permitiram um aumento da eficiência e produtividade da equipa de TI.
Rui Cruz, CISO e Coordenador de Projeto da Câmara Municipal da Maia, descreve a relação de trabalho com a Eurotux como uma verdadeira parceria estratégica, proporcionando paz de espírito pela constante disponibilidade e proatividade na solução de problemas. Note-se que a Eurotux oferece administração de infraestruturas informáticas com monitorização 24 horas e suporte e manutenção proativa orientada pelos controlos da ISO27001.
A colaboração de mais de 20 anos é vista como um testemunho da capacidade da Eurotux de entregar serviços de excelência a um preço competitivo, apesar das leis da contratação pública. Esta relação duradoura é caracterizada por confiança e parceria genuína.
Autonomia é vital
Um aspeto crucial desta parceria entre a Eurotux e a CM Maia é a transmissão de conhecimento após cada implementação, assegurando que a equipa técnica da autarquia mantém autonomia interna na reconfiguração, administração e operação dos sistemas, além do suporte contratado.
A parceria demonstra, assim, como uma colaboração estratégica e alinhada com os princípios de ambas as entidades pode resultar num crescimento sustentável e num serviço de TI robusto e confiável.