Chegamos a Maio, mês em que o Sony Xperia XA1 Ultra chegará ao mercado, e aposto que os fãs dos grandes ecrãs estão em pulgas para saber tudo sobre este tremendo intermédio de ecrã de 6 polegadas e câmara selfie potente. Para quem simplesmente não pode esperar pela nossa análise aprofundada, aqui fica a nossa flash review ao impressionante Sony Xperia XA1 Ultra.

Para quem é o Sony Xperia XA1 Ultra? Se és um consumidor ávido de vídeos e não perdes a oportunidade de fotografar os teus melhores momentos em grupo, o XA1 Ultra é mesmo para ti.

O design do Sony Xperia XA1 Ultra invoca bem o Xperia XZ.Os phablets de grande ecrã não são para toda a gente. O Sony Xperia XA1 Ultra chega com ecrã de 6 polegadas Full HD sem rebordos laterais, perfeito para vermos as nossas fotos e séries em grandes dimensões.

O Sony Xperia XA1 Ultra utiliza um painel IPS LCD de elevada qualidade, com bons ângulos de visão, excelente cor e contraste. As sombras podiam ser mais fundas, mas parecem suficientes e, com tamanha área de ecrã, ver um filme é quase uma experiência cinematográfica na ponta da mão.

O facto das laterais do ecrã praticamente não existirem apenas ajuda a reforçar a qualidade de imagem, sem distrações.

O ecrã incluído nesta questão, o design do terminal é impressionante. Toda a gente aqui quis ver o Xperia, e todos soltaram um “uau”. O Sony Xperia XA1 Ultra é um monstro gentil, com um look muito arrojado e jovem, que conseguimos distinguir bem pelo seu aspecto alongado.

Não há dúvidas: cada vez que se olhar para um Xperia XA1 Ultra, há um tablet que jamais será vendido.

Adorei o Sony Xperia XA de 2016. O melhor Xperia do ano, tudo somado, e um dos mais elegantes de sempre. Mas, chegado 2017, o Xperia XA1 Ultra adopta muitos dos traços do Xperia XZ, incluindo o design em loop bilateral, com topo e base planos e rebordos em bisel.

Não é subtil, é decisivo e assertivo, e com isso é agressivo, para quem gosta da abordagem.

De volta ao ecrã, a Sony sempre seguiu os seus caminhos estilísticos e o Sony Xperia XA1 Ultra não é diferente. Numa era de rebordos mínimos no ecrã – ou puramente bezel-less – o ecrã do Ultra tem uma testa e um queixo capazes de arrumar a questão do novo aeroporto de Lisboa.

Mas à medida que usamos o terminal percebemos como estes rebordos são práticos e funcionais. A base seria desnecessária em muitas situações, mas é fundamental para segurar um dispositivo deste tamanho enquanto usamos o botão do obturador para fotografar. Touché Sony, touché!

Afinal há utilidade em bezels espaçosos.

O resultado é que, mesmo com mãos médias será relativamente fácil utilizar toda a largura do ecrã com uma só mão, se bem que não a altura total. Mas para isso é que existe o modo de uma só mão, certo?

Já no topo do ecrã, é obvia a presença da câmara frontal de 16MP com flash e estabilização óptica de imagem: adeus fotos tremidas! Mais pertinente se torna aqui o rebordo profundo na base do ecrã que permitirá tirar algumas das melhores e mais nítidas selfies do mercado.

As câmaras são o segundo grande foco do Sony Xperia XA1 Ultra, e na face traseira encontramos a colossal unidade de 23MP do Sony Xperia Z5. É uma grande câmara, potente, que aconselha cuidado na preservação dos detalhes das extremidades, mas que beneficiará muito da nova app, mais completa face à do Xperia Z5.

A câmara do XA1 Ultra é herdada do Z5. Que surpresas trará?A minha dúvida no momento é se a Sony terá mantido os algoritmos do Z5, ou apenas o sensor e lentes. Suponho que terão que continuar a seguir a nossa página para saber mais, certo?

Eis algumas fotos obtidas com o Sony Xperia XA1 Ultra:

DSC_0008DSC_0004_20170511_194109_20170511_201923

Não podemos esquecer o hardware, claro. Aqui o Sony Xperia XA1 Ultra parece um terminal muito equilibrado com uma dose razoável de potência

O processador a bordo o MediaTek Helio P20, é recente e relativamente moderno, com oito núcleos Cortex-A53 a 2.3GHz acoplados a 4GB de RAM. O multitasking não será problemático, e a vocação multimédia do terminal está assegurada. Entretanto, o modem a bordo permite downloads até 300Mbps com 2x agregação de operadores, por isso deverás estar muito confortável em streaming de música e outros conteúdos.

A bateria é de 2700mAh com carregamento rápido Pump Express 2.0, e tecnologia adaptativa Qnovo que deverá aumentar a vida útil da unidade. A Sony deve ser louvada por trazer para esta gama a porta USB-C. O jack áudio mantém-se, mas um dia teremos mesmo auscultadores USB-C e o XA1 Ultra estará preparado para eles.

Falando no áudio, o Xperia não vem com a gama completa de melhorias áudio da Sony, mas da minha experiência o ClearAudio+ faz a diferença em dispositivos conectados por cabo, enquanto o codec aptX ajudará o Bluetooth.

De resto, a Sony inclui as suas excelentes apps de música e vídeo. Por isso, se és de estar a ver vídeos ou filmes em qualquer altura, tens aqui todas as ferramentas necessárias.

Ainda a mencionar, temos o Android 7.0 Nougat, portanto relativamente recente.

Todas estas características têm como ponto alto o preço. Espera-se que o Sony Xperia XA1 Ultra exija pouco mais que €300, o que o tornará um negócio muito mais interessante que o XA Ultra do ano passado, porquanto ofereça muito mais.

Há algumas omissões, claro, e sente-se a falta do excelente leitor de impressões digitais da Sony, enquanto teria preferido um painel traseiro de metal! São atalhos aceitáveis?

Não nos enganemos: o Sony Xperia XA1 Ultra impressiona quem quer um ecrã grande sem abdicar de outros pontos fundamentais. Parece-me um dispositivo bem mais apetecível que a geração anterior, por isso não perca estas páginas para saber mais!

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde,

    O Xperia Z5 tem uma câmara de 23MP (na verdade o sensor é capaz de 25MP). Na verdade, foi o Z com mudança na lente desde o Z1. Do Z1 ao Z3+ a câmara, foi sim, a de 21MP.

    • Olá Diogo. Tem obviamente razão, obrigado pelo alerta. De facto a câmara do Z5 atinge os 25MP com o ajuste do rácio de aspecto, uma implementação muito interessante.

    • Olá Samuel, agradecemos a questão, todavia não há mesmo uma data de lançamento prevista para o Brasil. É possível que a Sony esteja a atrasar o lançamento, visto a geração anterior só ter chegado ao mercado Brasileiro no início de setembro de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui