A IFA de Berlim não se fez somente de equipamentos topo de gama. Embora a Sony tenha aí oficializado os XZ1 e XZ1 Compact, a gama média não ficou esquecida, com o lançamento do Sony Xperia XA1 Plus, que poderá bem ser a recuperação do mojo da Sony na gama média.

De facto, o Sony Xperia XA1 Plus remedia os grandes defeitos da gama XA1 e configura-se como um dos melhores de sempre da Sony neste segmento, aliando design a características sólidas.

Características principais

  • Processador: Mediatek Helio P20 (4×2.3 GHz Cortex-A53 & 4×1.6 GHz Cortex-A53)
  • Memória: 3/4GB de RAM, 32GB de armazenamento interno;
  • Câmara principal: 23MP f/2.0;
  • Câmara frontal: 8MP f/2.0;
  • Ecrã: 5.5 polegadas FHD
  • Sistema operativo: Android Nougat;
  • Bateria: 3430mAh;
  • Conectividade 4G: sim;
  • Leitor de impressões digitais: sim
  • Rádio: sim
  • NFC: sim
  • Bluetooth 4.2
  • Carregamento rápido: sim

Design e construção

O design do Sony Xperia XA1 Plus é sumamente idêntico ao dos seus dois irmãos de gama, com os característicos painéis planos da Sony e curvatura bilateral. Muito agradável, este design inclui chanfras em metal natural no topo e base, para um look certamente com mais estilo. Eu sei que muitos vão olhar de lado para os bezels extensos no topo e na base, mas no geral o dispositivo é francamente agradável de segurar e também aos olhos, e os olhos também comem. A opção por bezels apreciáveis na base e topo não é certamente técnica, já que nas laterais praticamente não temos limites.

xa1pluPelo menos a Sony continua a ter alguma identidade, num muito onde todos se imitam, e nesta moda dos ecrãs bezel-less muitos consumidores acabam por trocar qualidade de ecrã por mera estética sem utilidade prática.

A verdade é que tem sido moda bater na Sony, mas quando comparamos o XA1 Plus com

A vantagem do Sony Xperia XA1 Plus sobre qualquer um dos restantes XA1 é o seu ecrã de 5.5 polegadas. Este painel é perfeitamente intermédio entre as 5 polegadas do XA1 e as 6 polegadas do XA1 Ultra. Pessoalmente não tenho problemas com ecrãs de 6 polegadas, mas graças a estes bezels generosos, o Ultra poderá ser demasiado grande para as preferências da maioria do mercado. Entretanto, face ao XA1, a meia polegada extra do Plus gera um ecrã mais confortável para trabalho,intensivo e a resolução FHD é certamente um… plus.

xperiaxa1digi

Ora, tal como nos restantes Sony dos últimos anos, o Sony Xperia XA1 Plus inclui um botão de obturador para operarmos as câmaras e é aqui que os bezels poderão ser úteis para segurarmos o smartphone com maior solidez. No que concerne as teclas, no entanto, a grande novidade é o leitor de impressões digitais que a Sony integra na tecla de bloqueio na lateral. É caso para dizer: finalmente, Sony!

O desbloqueio de ecrã via impressão digital é uma das funcionalidades que os utilizadores tomam por garantida e a Sony encontrava-se claramente fora das exigências de mercado neste aspecto.

Ler mais: Flash Review Sony Xperia XA1 Ultra: As respostas fundamentais às tuas expectativas.

Hardware e software

Em boa medida, o Sony Xperia XA1 Plus recupera as grandes linhas gerais do hardware dos restantes membros da família. Estas incluem o MediaTek Helio P20, com 4GB de RAM e 32GB de armazenamento interno, a câmara principal de 23MP e a frontal de 8MP que já encontramos no Xperia XA1.

Pessoalmente, a minha experiência com este tipo de configuração é excelente. O Sony Xperia XA1 Ultra comportava-se muito bem, e o XA1 Plus deverá ser igualmente capaz de encaixar streaming de vídeo em alta resolução e mesmo alguns jogos relativamente pesados sem se queixar. A RAM extra face ao Xperia XA1 (pelo menos em alguns modelos) será muito bem-vinda para multitasking.

A grande mudança, claro, está na bateria de 3,430mAh com carregamento rápido. Tradicionalmente agarrada aos smartphones finos, a Sony optou aqui por alguma espessura extra para integrar esta bateria que supera amplamente os 2,700mAh do XA1 Ultra e mesmo as baterias nos potentes Xperia XZ1 e XZ1 Compact. Para quem quer disponibilidade máxima do dispositivo e terá que fazer trabalho sério com ele, o XA1 Plus será um Xperia de eleição.

Do lado do sofware, encontramos UI padrão da Sony, com Android 7.0 Nougat e algumas pérolas escondidas, como o caso do aptX que garantirá som de alta qualidade via Bluetooth. Os Xperia têm sempre uma boa performance áudio e estou convicto que neste caso também.

Ler mais: Maior é melhor: Huawei Mate 9 vs Sony Xperia XA1 Ultra

Expectativas

Para os que ainda se podem considerar fãs dos Xperia, o Xperia XA1 Plus poderá ser o melhor e mais completo Xperia intermédio de tempos recentes. Tem certamente a melhor bateria de qualquer Xperia actual e um valor geralmente acima da média na generalidade do mercado, acrescenta ainda o leitor de impressões digitais que fazia grande falta na gama média, e coloca-nos à frente um ecrã FHD 5.5 polegadas que será o tamanho perfeito para muitos.

Tipicamente, os Xperia são equipamentos sólidos, com boa performance face ao seu hardware, e o Xperia XA1 Plus não deverá desiludir. Um pouco como na história com os três ursinhos, o XA1 Ultra era muito grande, o XA1 algo pequeno e o XA1 Plus está mesmo no ponto.

Fiquem connosco para a review final a este dispositivo e, até lá, desfrutem deste vídeo unboxing no qual poderão assistir a movimentos estranhos das minhas mãos durante vários minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA