Se há duas tecnologias associadas à Nokia, são as câmaras PureView e as ópticas Carlos Zeiss. A primeira tecnologia dificilmente voltará à Nokia, mas as lentes Carl Zeiss poderão surgir nos futuros lançamentos da marca.
Comecemos pelas más notícias: a tecnologia PureView permanece nas mãos da Microsoft, pelo que dificilmente veremos o seu regresso aos equipamentos de nome Nokia.
Alguns dias atrás, numa extensa troca de Tweets, a HMD indicou que os dispositivos Nokia não utilizariam lentes Carl Zeiss. A interpretação foi que a parceria estaria terminada, de certo modo deitando um balde de água fria nas expectativas de muitos que esperavam ver o regresso da marca Nokia com as suas grandes marcas diferenciadoras.
Mas a história ainda não acabou. Segundo o que a HMD terá comunicado ao site NokiaPowerUser, a declaração referia-se somente aos diapositivos anunciados. Portanto, os Nokia 3, Nokia 6 e Nokia 5.
Portanto que hipótese temos neste momento para um Nokia com lentes Carl Zeiss?
Todas as atenções se concentram agora no Nokia 8, um smartphone topo de gama sobre o qual existem inúmeros boatos, mas cuja existência ainda não está claramente confirmada. Considerando que deverá dispor de Snapdragon 835, o Nokia 8 dificilmente sairia para o mercado antes de Junho e poderá ser anunciado somente perto dessa data.
Com algum optimismo, espera-se que o Nokia 8 tenha a bordo o seu próprio assistente virtual, muito provavelmente o Google Assistant.
Resta cruzar os dedos durante mais algum tempo e esperar pelo melhor possível. A TekGenius estará atenta a qualquer desenvolvimento.
[…] dispositivos. Recentemente a HMD deu um passo atrás nas declarações de que não utilizariam ópticas Zeiss nos Nokia, clarificando que se referiam apenas aos Nokia já […]
[…] A HMD Global e a Carl Zeiss concluíram um acordo que verá a tecnologia óptica da Carl Zeiss figurar em futuros smartphones Nokia, cuja licença pertence à HMD. Desde o Mobile World Congress que muito se tem falado desta possibilidade, sem que nenhuma das partes tenha em algum momento aceite alimentar tais boatos. Em Março, no entanto, responsáveis da HMD clarificaram que a possibilidade não estava excluída. […]