Os Chromeboooks de gaming estão na ordem do dia. Se têm dúvidas de que escrevemos “Chromebook” e “gaming” na mesma frase, podem ter certeza que o fizemos. Depois de muitos rumores e dúvidas, os Chromebooks começam a entrar na cena gaming, utilizando as suas capacidades cloud a par com implementações mais tradicionais de portáteis de gaming, e a Lenovo não poderia de todo ficar de fora, apresentando o Lenovo Ideapad Gaming Chromebook.
Em combinação com os serviços de streaming para jogos, os Chromebooks podem ser excelentes alternativas para gamers casuais porque oferecem hardware mais em conta numa altura de preços em escalada. No caso do Lenovo Ideapad Gaming Chromebook, não fica de fora um teclado razoável para gaming, com iluminação RGB por zonas e tecnologia anti-ghosting, além de uma distância de atuação bastante ampla para um equipamento relativamente compacto: 1.5mm.
O ecrã é uma importante unidade de 16″ com resolução 2560×1600 e taxa de atualização de 120Hz, perfeitamente acompanhando a necessidade de gráficos fluídos e elegantes. Entretanto, o processamento ficará a cargo de um Core i3-1215U ou um Core i5-1235U, chips “modestos” num equipamento tradicional de gaming, mas relembro que com o Ideapad a ideia é usufruirmos de serviços de gaming da cloud, deixando para o servidor o peso pesado do processamento gráfico. Na sua especificação mais básica, encontraremos 8GB de RAM LPDDR4X e 128GB de armazenamento eMMC, até um máximo de 512GB de armazenamento SSD.
Finalmente, há a destacar a bateria de 71Wh com autonomia até 11 horas, a presença de Wi-Fi 6E e diversas portas USB-C e A. Com tudo junto, o Lenovo Ideapad Gaming Chromebook está pronto para assaltar os catálogos de Amazon Luna, GeForce Now ou Xbox Cloud Gaming, sem perder um segundo a passar para uma utilização mais quotidiana e profissional, onde o teclado de elevada qualidade será uma mais-valia.
Em Portugal, o Lenovo IdeaPad Gaming Chromebook (16″, 7) terá um valor de 999.99€ com configuração I5/8/512 e a chegada ao mercado está prevista para a partir de fevereiro/março 2023