Hoje em dia podemos encontrar no mercado smartphones com 256GB, 512GB e mesmo 1TB de armazenamento interno. Um telemóvel mediano tem hoje em dia 128GB, talvez 64GB até 32GB nos segmentos mais básicos e ainda assim isto é múltiplas vezes mais do que tínhamos há menos de 10 anos quando 4GB eram uma loucura. Poderíamos pensar que com o aumento enorme de armazenamento disponível, deixaríamos de ter os velhos problemas de memória cheia, mas nada estaria mais longe da verdade. As fotografias e vídeos aumentaram de resolução, as aplicações cresceram e fomos simplesmente arranjando mais maneiras de entupir o armazenamento.

Porque em boa medida, a disponibilidade de armazenamento nos deixou complacentes. Já nem nos preocupamos em apagar as imagens desfocadas, acidentais e simplesmente. Um dia damos por nós a gastar dinheiro num armazenamento online para continuarmos a armazenar puro lixo.

Fazemos ideia de quanto estamos a gastar em quê? E como podemos otimizar a nossa utilização de espaço de armazenamento? A SPC reuniu as melhores digas para tirarmos o máximo partido do espaço disponível, com o que é importante.

Mas, de quanto armazenamento realmente precisa?

Antes de mais, saiba a quantidade de armazenamento que cada tipo de informação ocupa: para 4000 fotos de 4MB cada (alta qualidade) necessitará de ter livres 16GB; se quiser fazer vídeos, uma gravação de uma hora ocupa 1,5GB em 1080p, e 3GB em 2K; as apps de redes sociais podem ocupar entre 5MB e 2GB cada e as músicas descarregadas diretamente no seu telemóvel podem ocupar entre 3MB e 10MB por canção.

Estes são dados aproximados, que sustentam a facilidade com que os dados podem acumular-se. O telemóvel deixará então de armazenar ou guardar quaisquer novos dados, que poderá perder, e não poderá fazer coisas como tirar fotografias ou gravar vídeos.

Mas pode fazer algumas coisas para evitar esta situação. Ora veja:

  1. Se usa o WhatsApp com frequência, a primeira coisa a fazer é desativar, nas suas definições, a opção de transferência automática e armazenamento dos ficheiros que são partilhados nos grupos e conversas, sejam imagens, som ou voz. Esta opção reduz drasticamente a quantidade de ficheiros que diariamente enchem o armazenamento e evitam o tempo posterior na sua seleção e limpeza. Guarde manualmente o que lhe interessa e assim garante a boa gestão do seu armazenamento.
  •  Reduza a qualidade dos seus ficheiros multimédia. Exceto que pretenda usar as imagens em formatos de alta qualidade, para impressão, evite guardar os ficheiros multimédia que produz (e recebe) no seu dia-a-dia, para redes sociais ou enviar a família e amigos, com alta qualidade. Para tal, quando faz gravações de vídeo ou tira fotografias, não selecione o modo HDR que grava em alta-definição.
  • Caso deseje guardar sempre consigo algumas fotografias e vídeos que o mantém saudosista de bons momentos, para os recordar sempre que deseje, considere guardá-los num cartão de memória microSD com 64GB ou 128GB extra, e que pode ser inserido na maior parte dos telemóveis para permitir um armazenamento extra. Este cartão removível pode ser inserido em outros dispositivos compatíveis.
  • Liberte espaço de armazenamento de apps e ficheiros. Para que esta opção seja frutífera deve procurar apagar coisas como grandes ficheiros, fotos, vídeos, e aplicações exigentes. Em vez de se separar completamente desta informação, pode transferir estes itens para um computador para os guardar. É uma boa prática limpar o seu telefone de vez em quando, apagando aquilo de que já não precisa. Muitos de nós podemos esquecer que guardamos ficheiros de grandes dimensões de que já não precisamos e estão lá a ocupar o armazenamento.
  • Potencie o seu espaço de armazenamento recorrendo aos 15Gb gratuitos e disponíveis da conta Google, partilhado entre Gmail, Google Drive e Google Fotos. Se fizer a gestão de fotos, vídeos e outros documentos que ocasionalmente necessita de consultar, mantendo-os na nuvem, na sua conta Google, pode libertar espaço no seu smartphone e manter o acesso em qualquer lugar e a qualquer hora, através da nuvem, a esses ficheiros.
  • E se precisar de mais espaço de armazenamento, então pode considerar limpar a cache das aplicações. Atenção que estamos a falar de Cache e não dos dados do utilizador. Portanto, não cometa o erro de limpar os dados da aplicação, tocando em Clean Storage. É seguro limpar o Cache das aplicações e a única coisa que será eliminada são dados temporários. Tudo o que precisa de fazer é ir à secção Definições do telefone & Aplicações & toque em qualquer aplicação & toque em Armazenamento & Limpar Cache. Só esta ação poderá reduzir em 1GB o espaço ocupado.
  • Por último, desinstale apps que não usa regularmente. Sabia que poderia usar a loja Google Play para limpar o armazenamento do seu telemóvel? Pode ficar surpreendido, mas isto é verdade. Só precisa de abrir a aplicação e tocar no seu perfil & Gerir aplicações e dispositivos. Agora, toque novamente na parte de armazenamento, onde a Google Play Store mostra o espaço que as suas aplicações estão a utilizar. Aqui, poderá ver as aplicações que descarregou e quanto espaço cada uma delas está a consumir.

    Pode então selecionar as aplicações que pretende eliminar. Pode selecionar as que não utiliza com muita frequência e que estão a ocupar espaço de armazenamento. Para isso, basta assinalar nas caixas localizadas no lado direito do ecrã e tocar no ícone do lixo > Desinstalar. Antes de o fazer, a aplicação Play Store mostra até que espaço estará a libertar, apagando as aplicações selecionadas. Esta é a forma mais fácil de eliminar várias aplicações de uma só vez

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui