No iOS 10, o iPhone tinha duas formas de criar a funcionalidade multitasking para mudar rapidamente entre aplicações: o toque duplo no botão Home ou um gesto no 3D Touch que usava uma pressão firme na margem esquerda do ecrã. Com o recém lançado iOS 11, a última opção foi removida, deixando o pressionar duas vezes o botão Home como a única forma de activar esta mudança entre aplicações. Felizmente, a Apple confirmou que este 3D Touch irá regressar numa actualização futura.
A remoção do gesto de pressão do ecrã para multitasking foi descoberta pela primeira vez no período beta iOS 11, com a Apple confirmando que era uma decisão intencional. Assumiu-se que isto era porque o gesto não era muito conhecido ou usado com muita frequência.
Um leitor do MacRumors enviou um e-mail à Apple para expressar a frustração e acabou por receber uma resposta de Craig Federighi, o executivo que lidera o desenvolvimento do iOS.
Não se sabe o que a “restrição técnica” foi exactamente, e não há prazos para o regresso da funcionalidade, no entanto, a Apple é geralmente rápida para lançar várias actualizações nos primeiros meses após o lançamento de uma nova versão do iOS.