O novo Civic Type R não fugiu àquilo que o define: um desportivo compacto de referência, que conjuga uma aparência arrojada com um desempenho impressionante. A famosa pista de Nürburgring recebeu desta vez o famoso Civic Type R, desta vez com 320cv, que esmagou literalmente o tempo record de carros de tração dianteira que pertencia ao VW Golf GTI Clubsport S.
O novo Honda Civic Type R fez uma volta em 7 minutos e 43.8 segundos: menos 5.41 segundos que o Golf GTI Clubsport S e menos 6.80 segundos que o anterior Civic Type R. As excelentes condições atmosféricas combinadas com os upgrades desenvolvidos neste novo modelo contribuíram para este novo record na famosa pista alemã.
Para quem ainda não conhece o novo Honda Civic Type R, nem é tarde nem é cedo para conhecê-lo.
Bem… comecemos pela aparência.
Exterior
O Honda Civic Type R possui uma frente agressiva e arrojada graças às suas entradas de ar no capô e para-choques que, combinadas com as óticas com iluminação LED, tornam este novo Civic Type R um regalo para os olhos.
A traseira está equipada com uma asa gigante na traseira, assim como dois spoilers que surgem do prolongamento do tejadilho (Vortex Generators), combinados com três ponteiras de escape centradas, sendo a do meio mais pequena, e farolins também com iluminação LED.
Equipado com jantes de 20” e sendo este novo modelo mais baixo e mais comprido que a versão anterior, o novo Civic Type R possui assim um centro de gravidade mais baixo, contribuindo assim para uma maior estabilidade em estrada.
Interior
Relativamente ao interior, o novo Civic Type R destaca-se do seu antecessor por várias razões. É mais espaçoso e permite uma maior visibilidade aos ocupantes. A posição dos bancos da frente sofreu ligeiras, mas significativas alterações, através da mudança de localização do depósito, que permitiu descer os bancos cerca de 50mm.
O painel frontal está equipado com um touchscreen compatível com o Apple CarPlay e Android Auto, assim como a compatibilidade Pandora. Como não podia deixar de ser, a tecnologia Honda’s Connect também equipa este modelo: um sistema que oferece facilidades de ligação durante as viagens.
A alavanca das mudanças está extremamente bem posicionada, os pedais são largos e confiáveis e o volante ajusta-se de forma precisa à posição pretendida pelo condutor. Combinados com a posição e conforto do banco, a experiência de condução é alucinante.
Com vista à redução de peso e simultaneamente ao aumento da rigidez da carcaça, a estrutura do novo Civic Type R descontinuou as típicas soldaduras e adotou ligações, que resultaram em menos 16kg e um aumento de 38% da rigidez.
Mecânica
A parte mecânica é sempre aquela que mais interessa e por isso, vamos ser claros e objetivos.
O novo Civic Type R está equipado com um motor de 4 cilindros, 2.0 litros VTEC TURBO, conjugado com uma transmissão manual de 6 velocidades e tração dianteira. O bloco do motor é o mesmo que o do Civic Type R anterior. Por ser mais longo que a versão anterior, a distância entre eixos também é superior.
Este motor conta com mais 10cv que a versão anterior, ganhos através de várias afinações, tendo assim 320cv e 400Nm às 6500rpm.
O motor e o respetivo compartimento estão estruturados de forma a melhorar o arrefecimento do mesmo. Os pistões têm canais de óleo e as válvulas contêm silício para uma maior dissipação do calor; o refrigerador de óleo é arrefecido a água, em vez do sistema a ar como o modelo anterior; e o sistema de escape, que contém um sistema de arrefecimento a água, que permite manter temperaturas mais baixas na parte de cima do motor.
O diferencial eletrónico de deslizamento limitado é outra novidade que vai permitir manter o Civic Type R sempre na linha da estrada.
Quanto à suspensão, sistema Dual-Axis Strut à frente e destaque para a traseira, onde o sistema de suspensão de torção é substituído pelo sistema multilink (suspensão independente com três braços)
Quanto aos travões, sistema de travagem Brembo, com discos à frente e atrás de 18” e 12”.
Performance
Existem 3 modos de condução no novo Civic Type R (mais um que na versão anterior): Sport, Confort e R+.
No modo Sport o Civic Type R é o modo padrão e parece bastante confortável, mas sempre firme, controlado e flexível. O modo Confort é provavelmente o modo que será menos usado, pois permite uma condução mais suave e leve. Em estradas com paralelos ou em ambiente urbano pode dar jeito. O modo R+, torna o Civic Type R mais nervoso e preciso. A direção fica mais dura e a resposta do motor mais rápida.
Sucintamente, o que varia na escolha dos diferentes modos é o amortecimento da suspensão, a força de viragem, a aceleração e as passagens de caixa.
O sistema da suspensão dianteira vai oferecer uma maior velocidade de resposta e uma redução bastante significativa da probabilidade de derrapagem durante a aceleração, facultando assim uma melhor experiência de condução. Este sistema pode dar a entender que não se sente tão bem a estrada através da direção, mas acredite, com 320cv transmitidos apenas ao eixo dianteiro, acredite que vai gostar deste upgrade.
A direção é precisa, sensível e bem orientada. Estes fatores mais a aerodinâmica ganha através da asa traseira e dos Vortex Generators torna o Civic Typer R estupidamente estável, mesmo acima dos 250km/h, velocidade que atinge com bastante facilidade graças aos 320cv às 6500rpm.
O novo Civic Type R atinge uma velocidade máxima de 272km/h e demora uns escassos 5,7 segundos dos 0-100km/h, tornando-o assim o desportivo compacto com maior aceleração.
O novo Honda Civic Type R conta com a concorrência direta do Volkswagen Golf R, Ford Focus RS e Renault Mégane RS 275 Trophy. No entanto, o Civic Type R é definitivamente o mais diferenciador e o que tem melhor relação experiência de condução Vs segurança.
A comercialização do novo Honda Civic Type R em Portugal está prevista para o início do verão deste ano.