Primeiro as boas notícias: os futuros Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro deverão chegar ambos com um setup triplo de câmaras, à semelhança do Huawei P20 Pro. Quanto às más notícias, não há nenhumas: os dados adensam-se sobre o próximo flagship da Huawei e não restam já muitas dúvidas de que será um equipamento de elevado destaque.
Ontem, via XDA Developers, descobrimos já alguns dados muito concretos sobre o futuro Huawei Mate 20, incluindo processador e ecrã, mas hoje podemos acrescentar a isso alguns detalhes que terão sido recolhidos junto da cadeia logística da marca.
Aparentemente, se bem que se esperava uma gráfica desenvolvida pela própria Huawei, os dados agora revelados apontam para que o Kirin 980 chegue ainda com uma Mali G72MP24. Trata-se da mesma gráfica que já vemos na versão Exynos do Galaxy S9 e deveremos ver no futuro Samsung Galaxy Note 9, mas com ainda mais núcleos, pelo que estaremos perante uma gráfica ainda mais potente. Ora se muitos poderão facilmente apontar à rival Adreno 630 um desempenho francamente superior, a G72 não tem falta de provas dadas e irá beneficiar grandemente da GPU Turbo da Huawei.
Entretanto, as câmaras foram também definidas e o Huawei Mate 20 deverá contar com câmaras de 12MP, 20MP e 8MP, esta última potencialmente uma teleobjectiva. No Mate 20 Pro, o setup é sensivelmente o mesmo, mas a câmara de 12MP é substituída por uma de 40MP. O branding da Leica continuará a bordo e reforçará o nome da família Mate como uma referência em termos fotográficos.
Como a família Mate é direccionada para os utilizadores que procuram o absolutamente melhor, em particular os clientes empresariais, o mais recente rumor indica que ambos os Mate 20 poderão ter um leitor biométrico no ecrã, consonante com a aposta de prestígio da Huawei para esta gama de equipamentos.
Com o lançamento do Huawei Mate 20 esperado lá para Novembro, pode ser ainda cedo para dados tão concretos sobre o dispositivo andarem já a flutuar pela Internet. A Huawei não é uma marca que se deixe apanhar nos seus segredos assim tão facilmente e aquando do lançamento da família P20 não faltaram indicações contraditórias, por isso temos de manter algumas reservas em todas estas grandes promessas tecnológicas. Ainda assim, caso se concretizem, a Huawei terá um dos melhores equipamentos do final do ano em mãos.