Amanhã, dia 19, é um grande dia para a Huawei. A marca lançará a nova família Huawei Mate 30, e tudo o que sabemos sobre estes dispositivos dá-nos razões para ficarmos excitados. Mas, à última da hora, surgiu a possibilidade do Mate 30 e do Mate 30 Pro não serem vendidos na Europa.
Quem veicula esta informação é o Holandês LetsGoDigital, que tem um excelente registo, pelo que pelo menos temos alguma credibilidade na notícia.
E é uma péssima notícia. A ser verdade, os Europeus perdem um dos melhores smartphones do ano, graças ao embargo Americano à Huawei.
Graças a este embargo, a Huawei só pode usar uma versão básica do Android 10 e não pode utilizar os serviços Google Play, incluindo a Play Store, Maps ou Gmail. É aqui que a Huawei parece ter recuado: tal como seria fácil de lá chegar, a Huawei pensa que poucos vão pagar um balúrdio por um smartphone sem as principais apps da Google.
Podemos ser optimistas e pensar que bastam apk, mas isso é esquecer que muitos jogos requerem o Google Play Services. E obviamente que a Huawei poderá fornecer workarounds para o carregamento das aplicações em falta. Mas não poderá fazer disso parte do seu marketing, não poderá dizer abertamente aos clientes que podem instalar algo, ainda que a Huawei esteja legalmente impedida de o fazer.
Nestas condições, a Huawei estaria a lançar um equipamento incompleto.
Mas, ainda assim, é uma verdadeira calamidade se a notícia se confirmar, mesmo que o LetsGoDigital deixe no ar que os Huawei Mate 30 poderão ser lançados em alguns países.
Pessoalmente, a Huawei ou adia o lançamento, ou lança na Europa. Em termos tecnológicos, a ausência do Mate 30 por terras Europeias será uma grande perda para a Huawei, mas também para os utilizadores. Marcas como a Xiaomi, HMD Global e Samsung não tardarão em tentar ocupar este nicho, potencialmente ameaçando os objetivos da Huawei a curto prazo.
Mas, o périplo da Huawei é um alerta a todos: as marcas não podem deixar-se à mercê da loucura se um qualquer governante e se hoje a Huawei é o alvo, amanhã poderá ser outra marca.