A Huawei pode estar a entrar a sério no mercado das câmaras de 360º, graças ao registo de uma patente a nível Europeu e Norte-Americano, para uma EnVizion 360 Panoramic VR Camera dedicada à realidade virtual e vídeos em 360º.
Como é normal neste tipo de certificações, os dados revelados pelas agências certificadoras, neste caso a EUIPO, são muito parcos e deixam pouca margem para considerações profundas. Podemos ver que a patente deu entrada a 31 de Agosto e foi publicada a 18 de Setembro, aguardando agora um período durante o qual será possível que concorrentes se oponham, após o que a patente será concedida. O natural, no entanto, será que a patente seja de facto concedida à Huawei.
O particular desta aplicação de patente é mesmo o nome EnVizion. No final de 2016 a Huawei lançou de facto um novo serviço de vídeo, mas com o nome Envision, fundamentalmente destinado a clientes corporativos à procura de criar conteúdos e incrementar a experiência dos utilizados via tecnologias vídeo, incluindo criação de conteúdos e armazenamento na cloud. O serviço será importante por exemplo para serviços de streaming e interfaces televisivas.
O facto da patente ter sido apresentada somente recentemente e estar ainda em fase de avaliação significa que não deveremos ver a EnVizion 360 Panoramic VR Camera apresentada ao lado do Huawei Mate 10 a 16 de Outubro em Munique. Seria interessante que tal acontecesse, mas a Huawei não tem por hábito abrir o jogo em tecnologias que ainda não pode comercializar e não o poderá fazer antes do próximo ano.
É por isso mais provável que a EnVizion 360 Panoramic VR Camera seja lançada em 2018 a par com o futuro Huawei P11 (ou P20, sendo que o nome certo é neste momento debatível). O objectivo deverá aqui o de competir directamente com o Samsung Gear 360 num mercado que mostra crescente interesse nos vídeos em 360.