Algum tempo atrás, a Huawei pareceu prestes a abandonar os smartphones budget, deixando o caminho aberto para as pequenas marcas que procuram competir neste segmento. Não só não o fez, como não deixou de melhorar os seus equipamentos mais baratos na gama Y, trazendo-os para 2018 em termos de design e funções. Hoje, a Huawei apresentou o Huawei Y5 2018, um grande salto qualitativo sobre a geração anterior.
O novo Y5 apresenta um generoso ecrã de 5.45 polegadas FullView com resolução HD+ 18:9 que a Huawei diz oferecer mais 12.5% de conteúdo disponível face aos ecrãs anteriores, para smartphones com as mesmas dimensões.
O dispositivo oferece-nos ainda 2GB de RAM e 16GB de armazenamento interno e a modernidade do Android 8.0 Oreo via EMUI 8.1, o que permitirá ao MediaTek MT6739 oferecer uma utilização relativamente folgada. O chip é comum a diversos equipamentos na mesma gama de preço e está optimizado para ecrãs 18:9. Entretanto, uma bateria de 3020mAh está a bordo para conferir ao Huawei Y5 2018 uma autonomia muito aceitável.
No capítulo das fotografias, o Huawei Y5 2018 põe nas mãos do utilizador uma câmara de 8MP que recebe HDR, e uma câmara frontal de 5MP com reconhecimento facial assistido por inteligência artificial.
Apesar de ser um equipamento decididamente budget, o Huawei Y5 2018 oferece algumas funcionalidades para facilitar a vida do utilizador, incluindo ecrã com filtro de luz azul, duplo toque para acordar e screenshot com três dedos. De todas as funcionalidades, a mais peculiar será mesmo a função de karaoke, que permite ouvir a voz no auricular enquanto cantamos.
Por €129, o Huawei Y5 2018 apresenta um bom conjunto de especificações, sendo mais uma oferta interessante num segmento que já começa a ter alguma dignidade para os consumidores.