A Intel parece estar pronta para apanhar os despojos na brecha entre Apple e Qualcomm, apresentando um novo grupo de modems, incluindo o seu primeiro modem 5G LTE, o XMM 8060, que é esperado nos iPhone de 2019.

Qualcomm fica de fora

Com a Qualcomm e a Apple de candeias às avessas, o Intel XMM 8060 poderá ser o único chip dos iPhone de 2019. O modem poderá suportar a rede 5G, mas também as redes legacy 2G e 3G.

Durante duas gerações, do iPhone 4s ao iPhone 6s, a Qualcomm foi o fornecedor exclusivo dos modems dos iPhone, prática que mudou recentemente, e no iPhone 7 a Qualcomm apenas forneceu a versão CDMA.

Agora é possível que a Qualcomm seja deixada de fora do iPhone, com o novo chip Intel integrado num futuro SoC da Apple, hipótese avançada pelo Apple Insider.

Entretanto, no passado mês de Outubro, a Qualcomm demonstrou num smartphone o seu primeiro chip 5G, o X50, cuja chegada ao mercado se espera lá para 2019.

Velocidades recordistas

A par com o novo modem 5G, a Intel lançou um novo e potente chip LTE. Os modems da Intel têm sido pouco apreciados por quem os vê como inferiores aos da Qualcomm que equipam algumas séries de iPhone. No entanto, com capacidades LTE Cat.19, o XMM 7660 será o modem mais rápido no mercado, com downloads de 1.6Gbps.

O único problema é a timeframe da chegada deste modem ao mercado. A Intel Intel indica a sua chegada ao mercado em 2019, potencialmente num dos iPhone. No entanto, até lá a Intel continua atrás da Huawei que já tem um modem LTE Cat.18 no Kirin 970 com velocidades de 1.2Gbps. O chip da Huawei deverá manter-se imbatível até à chegada do Snapdragon 845 em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here