Os criadores, como artistas gráficos, escritores e criativos têm necessidades particulares que nem sempre conseguem encontrar em portáteis generalistas. Por vezes têm que pagar extra em portáteis extremamente caros, apenas porque entre as muitas características desnecessárias, encontram aquelas de que realmente necessitam. Foi a pensar nestes criativos que são muitas vezes entusiastas e não profissionais, que a Lenovo criou a família Creator que inclui ultraportáteis, um desktop e mesmo monitores.
O mais destacado da família é o Yoga Creator 7, um laptop com processadores de 10ª geração com capacidade máxima para um Intel Core i7. O Yoga Creator 7 possui um ecrã FHD de 15.6 polegadas com cobertura de 100% do espaço de cor RGB. Poderemos escolher 8 ou 16GB de RAM e entre 256 e 1TB de memória PCIe SSD. A bateria deverá durar até 13 horas e inclui Rapid Charge para carregar 80% em apenas uma hora.
A inteligência artificial está presente, permitindo desbloqueio hands-free via Windows Hello, mas também para ajudar o sistema de refrigeração inteligente a ajustar a sua potência ao trabalho do utilizador.
Já o IdeaPad Creator 5 abdica do desenho a 360º e apresenta-se como um portátil mais tradicional. A potência está a bordo neste equipamento com ecrã de 15.6 polegadas que pode ser configurado com processadores até Intel Core i7 de última geração. A RAM mantém o máximo de 16GB mas pode ser configurada para um mínimo de 4GB RAM, enquanto a opção de 1TB só está disponível por HDD.
Tanto o Yoga Creator 7 quanto o IdeaPad Creator 5 contam com gráficas NVIDIA.
A par com estes portáteis, a Lenovo apresentou igualmente o IdeaCentre Creator 5, um desktop que aguenta Intel Core i9, até 16GB de RAM e inclui também áudio Dolby Atmos. Em termos gráficos, é a opção mais poderosa com NVIDIA GeForce RTX 2060. Infelizmente teremos de esperar até Outubro pela chegada ao mercado deste potente desktop.
Finalmente, a Lenovo revelou o Lenovo Qreator 27, um monitor de 27 polegadas 4K UHD com IPS Smart Crystal Sound. O monitor apresenta-se praticamente sem rebordos. O monitor está pensado para entusiasta da imagem e multimédia, com cor de 10 bits, 98% do espaço DCI-P3 e 1 bilião de cores. Estará também disponível o Q27H, com resolução 2K. Em ambos os monitores, a Lenovo inclui uma ligação de um único cabo para energia, dados, vídeo e áudio.
A Lenovo demonstrará estes equipamentos na CES de Las Vegas que se inicia esta semana.