Se temos a sorte de ter uma casa espaçosa, podemos ter o azar de ver o sinal da Internet desaparecer ou ficar seriamente comprometido quando a distância aumenta em relação ao router, ou se intrometem paredes e vigas. Uma solução possível é um repetidor ou extensor de sinal, como o TP-Link RE300 que analisamos recentemente. Uma solução bem mais avançada, no entanto, é a criação de uma mesh de rede por toda a casa, permitindo andar normalmente pela casa sem perda de sinal.

O Kit mesh TP-Link Deco E4 é uma das soluções da marca para criação dessa mesh de rede, que permite eliminar os pontos mortos pela casa fora com uma enorme simplicidade. O setup do Deco E4 é fácil e rápido, e o design em torre do kit é francamente estético no seu minimalismo, significando que a sua instalação em qualquer ponto da casa permite manter uma decoração limpa e discreta.

Descrição do TP-Link Deco E4

Como o nome não esconde, o TP-Link Deco E4 é um kit de mesh que quer integrar-se discretamente na decoração da casa, graças ao seu estilo elegante e simples em torre branca, com pormenores em cinzento.

Dentro da caixa encontraremos um total de três torres (embora se venda igualmente em packs de 2 ou 1), com os respetivos cabos de ligação e fios RJ-45 que permitem backhaul via Ethernet. A caixa é extremamente arrumada, com todos os acessórios bem acondicionados, sendo claro que houve cuidado por parte da TP-Link na apresentação deste produto.

O TP-Link Deco E4 conta com um SoC Qualcomm Atheros QCA9561 a 750MHz com 128MB de RAM e 16MB de armazenamento especificamente para o firmware. O Deco E4 possui dual band Wi-Fi 2.4/5GHz, com uma banda de largura teórica de 1200Mbps, sendo 300Mbps para a banda de 2.4GHz e 867Mbps para a banda de 5GHz. No entanto, como as portas Ethernet têm uma velocidade máxima de 100Mbps, esta será a velocidade que conseguirão extrair do kit, pelo que quem tiver ligações mais rápidas lá por casa poderá querer olhar antes para o Deco M4.

O kit oferece ainda transferências 2×2 MU-MIMO e é compatível com WiFi 5 802.11ac. Finalmente, pode ser utilizado como ponto de acesso de uma rede já existente ou como router para criação de uma rede privada própria.

Configuração do TP-Link Deco E4

A configuração do Deco E4 é tão simples quanto estalar os dedos. Como é normal neste tipo de equipamentos, a configuração faz-se via app gratuita Deco, que nos dirige ao longo de todo o setup. Ligando a primeira coluna por cabo ao modem, podemos criar uma rede própria em dois minutos. É necessário fazer login na app, o que permitirá futuramente gerir à distância a rede doméstica, podendo estabelecer diversos administradores de rede.

A partir daí, teremos apenas de dispor as colunas ao longo da casa, esperando escassos minutos para que estas apanhem a coluna base, o que será sinalizado pela estabilização da luz indicadora branca. A app Deco facilita todo este processo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao ligarmos a app, descobriremos que a TP-Link nos dá bastantes extras a nível da configuração, por exemplo permitindo a gestão de filtros parentais. A app também nos permite gerir os dispositivos ligados à rede e a quantidade de dados que estão a transferir, útil para detectar qualquer pendura indesejado, ou tráfego anómalo, mas também para dar prioridade a algum dos dispositivos, reservando-lhe um mínimo de largura de banda.

Uma blacklist está disponível para bloquear qualquer dispositivo estranho que se intrometa na rede. Para não sermos incomodados durante a noite, podemos desligar o LED do topo de cada coluna.

E se tivermos uma família lá por casa, ou visitas, configurar uma rede para convidados demora apenas alguns segundos. Podemos alocar a esta rede recursos à nossa vontade e a vantagem é que através desta rede não serão acessíveis o recursos da rede principal que permanecerá segura.

Finalmente, via app podemos igualmente configurar os Deco como ponto de acesso ou como router, ligar o encaminhamento de portas, gerir os parâmetros do Quality of Service e mesmo aceder a um relatório mensal. No geral, a app funciona de forma muito intuitiva e sem problemas.

Embora tenhamos testado apenas o Deco E4, é importante dizer que este modelo é intermutável com os restantes Deco no mercado, o que nos permitirá optimizar a rede em casa, conforme as velocidades que desejamos ter em cada ponto. Mesmo dentro do modelo é possível configurar largura de banda torre a torre, de forma a garantir que a torre mais importante não sofre de falta de capacidade para streaming ou jogos.

Outras funcionalidades interessantes incluem comandos IFTTT e compatibilidade com Amazon Alexa. No entanto, ao contrário de alguns TP-Link Deco de modelo superiores, o E4 não inclui o HomeCare com tecnologia Trend Micro que serve de antivirus e proteção contra Malware. Para usufruirmos desta tecnologia numa mesh com o Deco E4 bastará, ainda assim, combinar unidades E4 com equipamentos que incluam a ferramenta, como os Deco P5 e P7 e diversos routers Archer.

 

Sinal forte e estável

Com a sua limitação a 100Mbps, não poderemos esperar velocidades alucinantes. Em troca, o sinal é forte e muito estável, mantendo-se sempre muito perto da velocidade de pico, sem perdas de velocidade em downloads mais demorados. Especificamente, se a velocidade se limita a 100Mbps, podem esperar que estejam sempre perto desse máximo, porquanto exista largura de banda, claro.

O sinal parece-me bastante eficiente, considerando que a velocidade média foi sempre superior à oferecida pelo router de serviço, pelo que, mesmo em Internet lentas, os utilizadores conseguirão potencialmente melhores resultados com o Deco E4 do que conseguem com os routers das operadoras.

Em alguns pontos da casa consigo ter velocidades de ponta de 5-20Mbps, com a instabilidade do sinal a ser o problema mais notório. Uma única coluna Deco permitiu aumentar o sinal para cima dos 60Mbps nestes pontos, mas com uma segunda coluna ligada, a velocidade estabilizou nos 90+Mbps em todos os pontos da casa, não precisando no meu caso de ligar a terceira coluna. As diferenças são notórias e melhoram por completo a experiência de utilização.

Conclusão

O TP-Link Deco E4 é uma opção extremamente económica para garantir um sinal de rede forte e estável onde de outro modo poderíamos encontrar pontos mortos. Como as portas Ethernet estão limitadas a 100Mbps, terão que aceitar esta limitação mas, em troca, o Deco E4 oferece um sinal amplo e estável que será suficiente para streaming e jogos, e satisfará qualquer família que não necessite do máximo de velocidade para conteúdos de alta densidade.

A TP-Link oferece outros kits Deco com mais funcionalidades e velocidade, mas no que diz respeito a obter uma Internet estável por um orçamento mínimo, o Deco E4 é a solução com o preço certo e um número de funcionalidades muito acima do exigível.

REVIEW GERAL
Funcionalidades
7.7
Facilidade de utilização
9
Relação qualidade-preço
8.5
Fotografia, tecnologia, ciência: investigar escrever é uma paixão. Nas horas vagas, a caminho do trabalho ou de casa, cada minuto conta para descobrir e divulgar algo novo.