Com a informatização cada vez mais incontornável no mundo empresarial, mas também ao nível pessoal, a saúde ocular é uma preocupação crescente, com tecnológicas e agências de certificação muito atentas aos efeitos nefastos do excesso de emissão de luz azul nos ecrãs para os quais olhamos todo o dia. Em breve começarão a chegar ao mercado os primeiros equipamentos avançados com certificação EyeSafe 2.0, e os primeiros serão da Lenovo.
A Lenovo,o GrupoTÜV Rheinland, líder mundial em testes e certificação independente de terceiros, e a Eyesafe, líder mundial em soluções de visualização de ecrã em segurança (time safety), estabeleceram uma parceria para disponibilizar os primeiros equipamentos que cumprem os novos Requisitos de Certificação Eyesafe 2.0: o Lenovo G32qc-30 Curved Gaming Monitor, o Lenovo G34w-30 Ultra-Wide Curved Gaming Monitor, e o Lenovo ThinkVision T27p-30 Wide UHD Monitor.
Revelada em maio deste ano, a norma Eyesafe Certified 2.0 reúne o conjunto de requisitos de certificação mais avançado do mundo para a medição de emissões de luz azul e precisão de cor para a indústria global de ecrãs. Representando a gestão de luz azul para ecrãs digitais de próxima geração, a Eyesafe Certified 2.0 é construída sobre o sucesso ressonante da primeira geração, que se tornou na referência líder da indústria para a segurança da low blue light.
“Gostaríamos de felicitar a Lenovo por ser a primeira do mundo a alcançar este marco significativo”, comentou Frank Holzman, Vice-Presidente Global da TÜV Rheinland Business Field Electrical. “O lançamento do Eyesafe Certified 2.0 chega num momento crítico, uma vez que o conhecimento das características da low blue light se tornou muito mais difundido entre os consumidores e as marcas que começaram a oferecer uma série de diferentes opções de exibição de low blue light. A TÜV Rheinland acredita que é imperativo oferecer um padrão de certificação para marcas que queiram fornecer informações mais precisas e completas aos consumidores”.
“A nova norma Eyesafe Certified 2.0 melhora um nível de especificidade extremamente necessário em torno do conceito geral de ‘low blue light’ e permite aos consumidores fazer comparações informadas entre as soluções concorrentes”, acrescentou Holzman.
Tendo por base as investigações mais recentes da área da saúde, a norma Eyesafe Certified 2.0 foi desenvolvida em colaboração com os principais oftalmologistas e optometristas de todo o mundo e esboça orientações para os fabricantes de ecrãs com novas métricas e parâmetros chave para medir a toxicidade da luz azul. A designação Eyesafe Certified 2.0 permite aos consumidores compreender melhor como as marcas estão a abordar a questão da mitigação da luz azul.
“Queremos dar os nossos sinceros e merecidos parabéns à equipa da Lenovo pela sua visão e liderança em torno da questão da luz azul e pelo seu empenho na totalidade da saúde humana”, disse Justin Barrett, o CEO da Eyesafe. “Acreditamos que os consumidores merecem a tranquilidade de saber que os seus equipamentos passaram o mais rigoroso conjunto de requisitos na indústria para medir as emissões de luz azul e a precisão das cores. Esta é uma enorme vitória para a Lenovo e um marco significativo para toda a indústria de exposição”.
A decisão do Grupo TÜV Rheinland e da Eyesafe em desenvolver e lançar a nova norma Eyesafe Certified 2.0 foi impulsionada pelos avanços significativos na investigação global de saúde, o que deu tanto aos médicos de saúde ocular como aos engenheiros da área tecnológica uma compreensão mais profunda dos impactos potencialmente prejudiciais da exposição contínua à luz azul sobre a retina humana. Estes conhecimentos associados a mudanças significativas e sustentadas nos padrões globais de utilização de dispositivos desde o início da pandemia, estimularam as equipas TÜV Rheinland e Eyesafe a criar um padrão da próxima geração que refletiria e englobaria toda a nova informação disponível sobre os impactos da luz azul na saúde humana. O conjunto completo de requisitos da nova norma está disponível aqui.
“A Lenovo orgulha-se de ser o primeiro fornecedor de tecnologia a introduzir monitores de PC certificados segundo o rigoroso e preciso conjunto de requisitos incluídos no novo padrão de visualização Eyesafe”, comentou Stefan Engel, Vice-Presidente e Diretor Geral de Negócios de Visuals no Grupo de Dispositivos Inteligentes da Lenovo. “A realidade é que as pessoas estão a passar mais tempo em frente aos computadores do que nunca, e embora o conceito de “low blue light” se tenha tornado mais popular, apenas aborda parte do desafio. Ao satisfazer a norma Eyesafe Certified 2.0, estamos a permitir aos nossos clientes ter mais controlo sobre a sua experiência e adequar o dispositivo às suas necessidades específicas”.
Os seguintes dispositivos certificados da Lenovo estarão disponíveis a nível mundial neste outono em mercados seleccionados1:
- Lenovo G32qc-30 Monitor – um monitor de gaming curvo WLED QHD de 31,5″ equipado com uma taxa de atualização de 165 Hz, suporte de efeito HDR, colunas duplas e ferramentas de gaming para uma experiência imersiva, rápida e fluída.
- Lenovo G34w-30 Monitor – um monitor de gaming WQHD de 34″ WQHD ultra largo 1500R com uma relação de visualização panorâmica de 21:9 para uma maior visibilidade em mais conteúdo.
- Lenovo ThinkVision T27p-30 Monitor – um monitor UHD de 27″ de largura com uma porta USB Type-C® que oferece uma única ligação por cabo, e um design de moldura de 3 lados quase sem bordas para uma experiência de trabalho perfeita em múltiplos ecrãs.
Todos apresentam tecnologia low blue light natural para reduzir a emissão de luz azul de alta frequência do painel sem distorção de cor. Cada um terá o selo de certificação TÜV Rheinland Eyesafe, claramente afixado tanto na embalagem como no próprio dispositivo. Os produtos adicionais Lenovo que cumprem a nova norma serão disponibilizados ainda este ano.