À medida que se aproxima o dia 31 de Agosto, quando o LG V30 será oficialmente anunciado, a LG vai revelando mais detalhes sobre o seu futuro dispositivo e hoje libertou informações oficiais sobre a nova interface UX 6.0+ com que o dispositivo será lançado. O destaque vai, no entanto, para a nova barra de notificações flutuantes, e que substitui o ecrã secundário que foi uma característica dos LG V10 e LG V20.
A nova barra flutuante é tornada possível pela substituição do ecrã LCD por um painel OLED, tecnologia que permite a activação de pixéis específicos e de modo independente do resto da matrix. Como um LCD deve iluminar por completo o painel de retroiluminação, mesmo nas instâncias em que queremos apenas um relógio sobre o ecrã preto, este negro nunca o é totalmente, e emite uma luz constante que se torna incómoda durante a noite, além de ter um custo não negligenciável na bateria.
A nova Floating Bar pode ser movida no ecrã e arrastada para fora deste quando não está em utilização, enquanto o Always-on Display deixa de mostrar simplesmente o relógio, mas configurações rápidas, o player de música ou fotografias.
Outro ponto muito interessante na UX 6.0+ é a ferramenta Graphy. Esta ferramenta pretende dar aos fotógrafos maior facilidade em obter fotografias de qualidade profissional, permitindo puxar fotografias de fotógrafos de renome para aplicar os metadados às nossas imagens. Em essência é algo semelhante ao que a Huawei fez ao integrar algoritmos de imagem afinados pela Leica de modo a obter um retrato semelhante ao que se poderia em teoria obter com uma câmara Leica.
Entretanto, o LG V30 integrará novas medidas de segurança que representam igualmente uma maior facilidade de interacção com o dispositivo. Especificamente, a LG integrará um novo modo de reconhecimento facial que desbloqueia o ecrã mesmo sem termos de primeiro pressionar o botão de desbloqueio, uma promessa de eficácia muito importante. Complementarmente, haverá ainda reconhecimento de voz possibilitado pela tecnologia Aqstic da Qualcomm, que mantém o smartphone sempre pronto para ouvir instruções. Associado a um conjunto de palavras-passe, o reconhecimento vocal é mais uma possibilidade de desbloqueio do LG V30 sem necessidade de interagirmos fisicamente com o equipamento.
O LG V30 será oficializado a 31 de Agosto em Berlim, numa cerimónia antecedendo a feira de tecnologia IFA de Berlim. O dispositivo ainda não revelou todos os seus segredos, já que embora saibamos que integrará um ecrã FullVision, espera-se que chegue igualmente com o Snapdragon 835 e quiçá o Android O, cuja oficialização estará para breve. A corrida está assim ao rubro, para sabermos qual será afinal o primeiro smartphone anunciado com o Android O, com a Sony também na corrida.