O Samsung Galaxy Fold pode estar a gozar de enorme sucesso, mas a LG parece estar ainda pouco convencida no benefício dos smartphones foldable e aposta em novas formas de ecrãs expandidos. Adorei o LG V50 ThinQ? De inúmeras formas, mesmo que a fórmula não esteja perfeita e parece-me que a LG melhorou tudo com o LG G8X. Uma nova patente mostra-nos que a LG quer levar a sua ideia ainda mais longe, com um ecrã flexível.
Como um dos maiores fabricantes mundiais de painéis OLED, a LG tem uma grande mestria nesta área e fabrica ecrãs POLED flexíveis. A questão nos smartphones foldable, no entanto, não é apenas o ecrã ser flexível, mas a proteção também, o que pode tornar estes dispositivos mais frágeis.
Estando um smarpthone convencional muito melhor protegido, a LG quer unir o melhor de dois mundos e, por isso, está a pensar em oferecer um segundo ec.rã como no caso dos V50 e G8X, mas este será flexível, como parte de uma capa.
As vantagens são enormes, pois o Fold mostrou inicialmente como os componentes internos são facilmente danificados pela entrada de detritos na dobradiça obrigatória. No caso da ideia da LG, os únicos componentes serão os conectores expectáveis e o próprio painel OLED, pelo que os danos poderão ser minimizados, e mesmo que existam a reparação poderá ser mais simples, logo mais barata. Ao mesmo tempo, a marca conseguirá oferecer um preço razoável num topo de gama, deixando o ecrã flexível para quem o quiser, em vez de ter de praticar preços exorbitantes, ou fazer compromissos severos, como no caso do Motorola RAZR.
Portanto, para a LG, um pouco de tecnologia atual, juntamente com a tecnologia do amanhã, parece ser a receita certa. E vocês, o que pensam?