Num evento que decorre ainda em Pequim, a Xiaomi anunciou uma frota de novos produtos, mas acima de tudo o seu novo flagship, Xiaomi Mi 6, o colosso que tem a obrigação de fazer frente a nomes como Galaxy S8 ou LG G6. Mas poderia ainda haver surpresas após as fugas de informação dos últimos dias e semanas?
Fruto do seu elevado atractivo, o Xiaomi Mi 6 foi alvo de uma enchente de rumores e boatos contraditórios, uns mais optimistas, outros mais conservadores, alguns simplesmente falsos. As dúvidas acabam agora.
O design está claramente estabelecido e obviamente a Xiaomi não viu os lançamentos da Samsung ou LG quanto as proporções dos ecrãs, optando por uma configuração clássica com rebordos amplos no topo e base, se bem que as laterais são praticamente inexistentes.
Os ecrãs bezel-less não são mesmo para todos, pelo que estamos longe de os considerar um must. Assim, a Xiaomi integrou no Xiaomi Mi 6 uma tecla frontal com leitor biométrico, enquadrada por teclas capacitativas. É uma surpresa, depois de se falar de leitor biométrico ultrassónico com suporte para gestos, sem teclas extras. Ficamos com o sensor ultrassónico apenas, aguardando-se confirmação do suporte para gestos.
Atrás, confirmam-se as câmaras duplas com a peculiar posição do flash no exterior. Os acabamentos são altamente espelhados e recorrem a aço inoxidável.
Muito bem vindos são os altifalantes estéreo que permitirão usufruir de música e multimédia com maior qualidade em alta voz:
E se o design é altamente atractivo, ele é igualmente à prova de salpicos. Ausência de notar é o jack áudio, substituído aqui pela porta USB-C que alimenta a generosa bateria de 3350mAh.
Em termos de hardware, a Xiaomi não foi mão de vaca. Além do Qualcomm Snapdragon 835 o Xiaomi Mi 6 conta com 6GB de RAM, mas o evento destacou bem as capacidades de conexão do 835, com incidência no seu modem capaz de 1Gbps e Wi-Fi 2×2.
Em nenhum caso temos um Xiaomi Mi 6 castrado, já que todas as versões terão 6GB de RAM, a memória interna oscilando entre 64GB e 128GB!
As câmaras duplas estão confirmadas como uma unidade RGB, combinada com uma segunda unidade grande angular. As capacidades para obter mais luz e desfoque de fundo foram dois dos pontos mais focados, todavia a Xiaomi parece ainda mais orgulhosa da função zoom 2x lossless.
De destacar que as câmaras duplas de 12MP possuem além de foco por detecção de fases, estabilização óptica de imagem:
Como vemos das imagens supra, o Xiaomi Mi 6 é o primeiro smartphone com ecrã de 5.15 polegadas com câmaras duplas. Eis as dimensões do ecrã que apresenta tecnologia anti reflexo e de redução das emissões de luz azul. A resolução é algo conservador, Full HD “apenas”.
Em termos de acabamentos, temos que destacar as Silver Edition e a versão em cerâmica, já que oferecem acabamentos decididamente premium com a Silver Edition a possuir acabamento em espelho, evocativo do Xperia Z5 Premium.
Os preços começam nos 2499 Yuan.
Grande surpresa é, obviamente, a completa ausência do Xiaomi Mi 6 Plus! Aguarda-se a introdução do irmão maior do Xiaomi Mi 6, mas o evento já terminou neste momento, sem qualquer informação quanto a este muito aguardado dispositivo que, até agora, é apenas um rumor.
O que parece aos nossos leitores, o Xiaomi Mi 6? O smartphone do momento, ou um equipamento conservador?
Em actualização.