Oh, os anos que passei com a Matchbox como companhia! Podia mostrar-vos o que ainda tenho, mas não vos ou maçar. Um nome que quase desapareceu no final do século passado, vendendo os seus moldes a outras marcas, a Matchbox renasceu como outras marcas míticas Inglesas, como a Airfix e a Humbrol (embora falte a Frog) e agora a marca fez uma pequena revolução com o primeiro carro die-cast com carbono neutro e, claro, é um Tesla.

Este Tesla é o primeiro num compromisso da Mattel em produzir todos os jogos e embalagens com plásticos 100% reciclados, recicláveis ou de base biológica até 2030, numa conversão pioneira na indústria de brinquedos.

O pequeno Matchbox Tesla Roadster é, por isso, apenas o primeiro passo de uma caminhada importante. Os materiais utilizados aqui são m 62,1% de zinco reciclado, 1% de aço inoxidável e 36,9% de plástico reciclado. Outros modelos irão seguir-se de nomes icónicos como  Audi, Mercedes, BMW, Jaguar, Porsche, Lamborghini, Fiat, Land Rover, Renault, entre outros. 

Ponto extra para a Matchbox é que a própria embalagem tem toda a mística de uma caixa Matchbox dos ano 70, só lhe faltando a arte apaixonante que lhe era tão característica. Adoro.

“Desde o início dos die-cast modernos que a Matchbox tem usado o design e a inovação para ligar as crianças ao mundo real através do brincar”, afirma Roberto Stanichi, Global Head of Vehicles da Mattel. “A marca compromete-se a utilizar plásticos 100% reciclados, recicláveis ​​ou de base biológica para contribuir para a extinção dos crescentes problemas ambientais que enfrentamos hoje e para capacitar a próxima geração de fãs da Matchbox a lutar por um future mais sustentável”, acrescenta.

Além do compromisso em não usar plásticos ou então plásticos recicláveis, a Matchbox quer usar peças eletrónicas recicláveis ou removíveis nos seus jogos, reduzir o consumo energético, emissões de carbono e desperdícios na criação dos seus produtos e ainda aplicar um rótulo “How 2 Recycle” para explicar aos utilizadores como se livrarem do packaging de uma forma ambientalmente responsável.

O Matchbox Tesla Roadster estará disponível em 2022, certificado pela Natural Capital Partners como “Carbon Neutral”, com crédidos de compensação de carbono destinados à preservação de planícies no Colorado e Montana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here