O MX-5 Miata da Mazda fez a sua estreia mundial no Chicago Auto Show 1989. Depois de 30 anos e mais de um milhão de unidades colocadas na rua, a empresa japonesa voltou para o mesmo evento para apresentar um modelo vibrante Edição limitada para celebrar o aniversário do conversível.
Não esperávamos que a edição do 30º aniversário do Miata fosse laranja, mas a Mazda o escolheu por um bom motivo. Chamado de “Corrida de laranja”, o tom foi criado especificamente para o modelo comemorativo como um tributo ao carro amarelo que foi exibido em 1989. “Em vez de simplesmente reutilizar essa cor, esse laranja evoca amanhecer e antecipação para celebrar o futuro do MX-5”, explicou a empresa.
Ele também tem rodas de alumínio forjado preto, pinças de travão pintadas de laranja para combinar com o corpo, e uma placa numerada no painel lateral do motorista. No interior, a empresa japonesa acrescentou bancos desportivos Recaro, com costura e acabamento laranja, e um sistema de Som da Bose que recebe nove colunas no seu interior.
A Mazda não fez nenhuma alteração mecânica na edição de aniversário. Como o Miata padrão, é alimentado por um motor de quatro cilindros de 2.0 litros A potência máxima sobe dos 160 para os 184 CV às 7.000 rpm e o binário máximo dos 200 para os 205 Nm às 4.000 rpm.
Todas as unidades possuem tração traseira e transmissão manual de seis velocidades, embora exista a opção com um custo adicional de uma caixa de automática de seis velocidades.
Carros com transmissão manual recebem uma suspensão mais desportiva que melhora o desempenho e que é um incentivo para fazer uma condução de sorriso de orelha orelha !
Lista de espera
A edição do 30º aniversário é limitada a 3.000 cópias em todo o mundo, sendo que 500 delas irão para os Estados Unidos.
O modelo comemorativo tem duas variantes: uma normal com um telhado de tecido (ST), que tem um preço base de $34.995 dólares, e outro com uma capa rígida retráctil (RF), cujo valor inicial é de $37.595 dólares. Valores europeus respectivos, 39.667 euros (ST) e 42.192 euros (RF) (versões sem pintura metalizada).
As primeiras entregas estão agendadas para Junho de 2019, sendo que nos Estados Unidos, as 500 unidades esgotaram logo assim que foram disponibilizadas.
Todos os modelos destinados aos Estados Unidos foram comprados numa questão de horas. Não há certeza de que a Mazda aumentará a produção, embora, por enquanto, esteja a oportunidade de adicionar o seu nome a uma lista de espera, caso alguns proprietários de reservas antecipadas decidam cancelar o seu pedido.
Existe a confirmação de que irão existir alguns modelos em Portugal, não havendo ainda datas para a entrega, assim como os locais onde serão exibidos. Assim que existirem mais informações, iremos actualizar este artigo.