A MediaTek deixou a gama alta depois das falhas comerciais dos Helio X20 e X30. Em boa medida, os chips estavam algo à frente do seu tempo no sentido em que procuravam utilizar múltiplos clusters antes de tal ser algo realmente optimizado, resultando em performance muito inferior aos produtos da Qualcomm. A marca deslocou-se então para a gama média, mas poderá regressar ao segmento premium com o MT6885, o seu futuro chip com 5G integrada.

Neste momento, o MediaTek MT6885 ainda tem muitas especificações por revelar, mas atendendo às exigências da tecnologia 5G, faz sentido que seja um equipamento para fazer frente ao futuro Snapdragon 735, não estando para já previstos equipamentos 5G com a família Snapdragon 600 ou inferior, pelo menos não até ao final de 2020. Nessa altura, a MediaTek também prevê lançar o MT6873 que poderá ser fabricado em 6nm.

Sobre o MT6885, sabemos apenas que possuirá núcleos Cortex A77, tal como o Exynos 980 da Samsung e não nos surpreende se também tivermos uma disposição 2+6. Ap contrário do chip da Samsung, fabricado em 8nm, o MediaTek parece que será fabricado em 7nm. Terá igualmente capacidade para vídeo 4K.

Nada disto é surpreendente, mas é certamente interessante, mostrando que o mercado 5G pode agitar e que a chegada da tecnologia aos smartphones mais baratos será beneficiada pela concorrência entre os principais players no mundo dos semicondutores.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui