Em 2017, a corrida é aos processadores em litografia de 10nm, e a MediaTek começou a corrida no pelotão da frente. No entanto, novos indícios apontam para a possibilidade da viabilidade do Helio X30 estar em perigo.
A MediaTek tem alguns clientes mais ou menos certos para os seus processadores de topo. E estará em força no MWC, com a Vernee a anunciar o colossal Vernee Apollo 2, o primeiro smartphone no mundo com o MediaTek Helio X30.
Como já tivemos a oportunidade de dizer, esta presença no MWC será de grande importância para a MediaTek, mas empalidece face ao amplo número de concorrentes que anunciarão terminais com o Snapdragon 835.
Pior para a MediaTek são os problemas financeiros graves da LeEco, que terão levado o fabricante a cancelar planos de utilizar processadores de 10nm nos seus próximos lançamentos. Por motivos desconhecidos, também a Xiaomi terá cancelado as suas encomendas do Helio X30.
Com volumes de vendas na ordem dos milhões de unidades vendidas, LeEco e Xiaomi seriam suficientes para a rentabilidade do chip, após o desinteresse das principais marcas Chinrsas, incluindo a emergente Vivo ou a HTC.
A MediaTek paga aqui um pouco o preço de não ter conseguido conquistar as marcas mais tradicionais nos segmentos superiores do mercado. Aí, a MediaTek reduz-se às gamas baixas, onde o historial de dificultar a atualização dos sistemas operativos não abona a seu favor.
Isto deixa o Helio X30 nas mãos da Vernee e da Meizu, uma situação difícil de gerir para a MediaTek que não possui as suas próprias fundições e contrata a TSMC. Isto significa menor controle na cadência de fabrico, e menos alternativas
Se de facto a Xiaomi tiver cancelado os seus planos para o MediaTek Helio X30, o golpe será profundo, e a imprensa Chinesa especula que a MediaTek poderá cortar até 50% da produção planeada.
Mais importante, com uma produção tão reduzida, os custos de produção aumentarão, as margens de lucro diminuirão, e mesmo os poucos clientes que sobram poderão rever os seus planos.
Xiaomi desistiu do X30 por conta da utilização de seus processadores próprios, os Pinecones.
Em parte é possível, mas estou em crer que nenhum dos Pinecone está vocacionado para este nível ou tecnologia?
[…] Helio X30 sofre do mesmo e poderá estar a ter problemas de performance. Tanto que se pensa que a Xiaomi já terá desistido do processador. Mas lançar neste momento uma versão com Snapdragon 821 também poderá ser uma má ideia, já […]