Depois de anos a fazerem sucesso com o design dos seus carros, parece que a Mercedes e a BMW estão prontas para fazer uma reformulação no design. Os designers destas marcas estarão prontos para avançar para um design mais simplista. Segundo o CEO da Daimler, Dieter Zetsche, a Mercedes irá reduzir as suas linhas exageradas, não apenas nos modelos da classe A mas também em futuros modelos, afirmando assim a nova evolução do seu design.
Tal como explicado por designers da BMW, as formas convexas e côncavas na superfície dos seus carros criam uma ilusão de sombras. Esta ilusão confere uma aparência mais sofisticada aos seus carros em andamento. Muitas destas linhas de design vinham acompanhadas de nomes marcantes. No caso da Mercedes surgiram nomes como Catwalk Lines ou Balancing Lines. No caso da BMW temos o nome Zickler line.
A BMW também tem como objectivo uma abordagem mais clean ao seu design, começando por novas proporções da sua grelha frontal e design retro.
A nova geração Série 3 que estará disponível para venda no próximo ano já deverá chegar com esta nova abordagem de design.