A Mercedes e a Bosch não estão longe de tornar os seus táxis autónomos uma realidade. O chefe da Bosch, Volkmar Denner, informou a Automobiloche que as duas empresas colocam veículos de teste na estrada em poucos meses. Este não revelou outros pormenores, mas a informação forneceu um cronograma mais definitivo para as suas ambições. Até agora, os dois só prometeram ter veículos totalmente autónomos prontos até o início da próxima década.
A notícia sugere que os dois estão a cumprir as suas promessas para compensar o tempo perdido. De certo modo não têm muita escolha. Quando a BMW planea vender carros autónomos em 2021 e a Waymo já está a encomendar milhares de veículos da Chrysler, a Daimler não se pode dar ao luxo de fazer as coisas lentamente.
A marca está a apostar principalmente pela natureza construída especificamente dos seus táxis como uma vantagem. Os táxis não serão apenas um “kit de tecnologia montado num veículo em série”, de acordo com o vice-presidente da Daimler, Wilko Stark, estes foram desenhados como carros autónomos desde o início. Isto poderá dar-lhes uma vantagem se a sua ergonomia e desempenho forem melhores do que os carros convencionais adaptados. A questão é se importa ou não. Se outras empresas conseguem o suficiente de uma pegada para táxis auto-dirigidos antes que as ofertas da Mercedes estejam prontas, a tecnologia superior talvez não seja suficiente.