No âmbito da Game Developers Conference (GDC) em São Francisco, a Microsoft anunciou que iniciará em Março o envio dos kits de desenvolvimento de realidade mista desenvolvidos em parceria com a Acer.

A actualização Windows 10 Creators Edition tem suporte completo para realidade mista e óculos de realidade virtual, tendo anteriormente a Microsoft anunciado parcerias com Lenovo, Acer, Dell ou ASUS.

A Microsoft tem especificações restritas para estes óculos de realidade virtual que deverão permitir liberdade de movimentos pela habitação. Os headsets serão os primeiros no mercado com inside-out tracking, por outras palavras um sistema integrado de mapeamento do exterior, eliminando a necessidade de recurso a emissores externos, e permitindo uma utilização plug-and-play.

Mas os planos da Microsoft não se reduzem aos computadores e a tecnológica planeia levar a realidade mista a outros dispositivos, incluindo a família Xbox One e o Project Scorpio, já em 2018.

O kit de desenvolvimento de realidade mista da Microsoft inclui dois ecrãs LCD com resolução 1440×1440, suporte áudio out e microfone via jack 3,5mm, cabo HDMI 2.0 e USB 3.0.

No caminho para a realidade virtual ou realidade mista autónoma, a Microsoft não está sozinha. Também a Qualcomm iniciou o envio dos seus kits de desenvolvimento VR com Snapdragon 835. Recentemente, também a LG renovou a investida neste mundo em parceria com a Valve.

Embora a Qualcomm esteja fortemente conotada com dispositivos móveis, o seu objectivo é criar headsets autónomos que não necessitem de dispositivos acoplados, daí a presença dum hardware completo dentro dos dispositivos.

A realidade virtual deu grandes passos ao longo de 2016, contudo ainda tem algum tempo pela frente até amadurecer. A solução do smartphone colocado nos óculos é económica, mas pouco atraente, face às necessidades intensas de processamento destes dispositivos, mas ainda menos atraente face à qualidade dos ecrãs disponíveis.

O caminho agora parece ser o de headsets com maior autonomia e, acima de tudo, ecrãs de elevada resolução. Serão dispositivos que terão maior capacidade para de facto generalizar a tecnologia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui