Ainda existe muito o conceito de que para se ter um carro potente e com tracção às quatro rodas, é necessário estar totalmente dependente de um motor de combustão, motor esse responsável por grandes consumos e emissões para o ambiente. A verdade é que isso já não é assim nos dias de hoje, muito graças ao Mitsubishi Outlander PHEV. Estivemos um fim de semana com este SUV que foi capaz de nos proporcionar experiências incríveis, tais como fazer offroad no maior dos silêncios, aproveitando tudo o que a natureza nos tem para dar. Dúvida disso? Acompanhe-nos ao longo deste artigo, onde temos algumas fotografias que comprovam isso mesmo.
Mitsubishi Outlander PHEV – potência, baixas emissões e baixo consumo
Durante um fim de semana, foi-nos dada a hipótese de andar com o novo Mitsubishi Outlander PHEV, versão a gasolina. Com um motor 2.0 e 121cv, seria de esperar que os consumos fossem bastante elevados, mas a verdade é que acabou por me surpreender bastante pela positiva. O facto de ser PHEV (ou seja Plugin Híbrido), permite ter consumos bastante baixos na condução no dia a dia, graças aos dois motores eléctricos de 82cv que se encontram montados em cada eixo. A alimentar estes dois motores eléctricos, temos a bateria de iões de lítio com capacidade de 12kWh.
Ao nosso dispor, temos três modos de condução, que nos permitem tirar o partido total das várias motorizações disponíveis. O primeiro é o modo totalmente eléctrico, com recurso apenas aos dois motores eléctricos, o segundo é em modo híbrido com uma gestão inteligente entre a utilização dos motores eléctricos e do motor de combustão interna, sendo que o terceiro e último modo utiliza apenas o motor de combustão.
No caso do modo de condução totalmente eléctrico, a Mitsubishi anuncia valores de 52Km, mas a verdade é que este é um valor muito complicado de se atingir. Em condução normal, consegui fazer à volta dos 35 / 40km, garantindo assim um consumo de 0,0L de gasolina.
A autonomia da bateria vai no seguimento do que já estamos habituados a ver neste tipo de carros Plugin Híbridos. Não é excepcional, mas uma bateria maior ia prejudicar os dois lugares extra que estão na mala, que fazem com que este Mitsubishi Outlander consiga levar 7 pessoas, assim como o espaço da bagageira.
Numa viagem grande, com auto-estrada e velocidades a rondar os 120Km/h, o Mitsubishi Outlander PHEV faz consumos bastante interessantes. Saindo de casa com a bateria carregada e fazendo cerca de 200km, os nossos consumos andaram na ordem dos 6.5l/100km, um valor bastante aceitável para o motor e carro que estamos a falar.
Mas é no dia a dia, na condução trabalho-casa e casa-trabalho que o Outlander é forte a nível de consumos. Com uma média de 70km feitos por dia e carregando o Outlander apenas em casa e conduzindo em modo híbrido, é possível fazer consumos médios de 1l/100km. Um valor muito simpático, sem ter que abdicar de nada do que seja relativo ao conforto (ar condicionado por exemplo), nem ter grandes preocupações com velocidades ou acelerações.
Para carregar a bateria, podemos fazê-lo em casa ligado a uma tomada normal, sendo que o período de carga anda à volta das 5 horas, enquanto que se usarmos uma Wallbox esse valor deverá descer para as 3 horas (não tive oportunidade de experimentar este último). O carregamento nos PCR (postos de carregamento rápido), é significativamente mais rápido, permitindo carregar a bateria dos 0% aos 80% em apenas 30m. Isto significa que mesmo numa viagem grande, é possível carregar as baterias numa área de serviço, quando paramos para fazer a habitual pausa para café, reduzindo significativamente o consumo de combustível.
Um SUV com ar aventureiro
É verdade que o Mitsubishi Outlander PHEV não é o SUV mais bonito do mercado. O preço também não é convidativo, e não se pode dizer que este seja um SUV que é melhor para determinado tipo de condução, ou para determinada utilização diária. No entanto, depois de andar um fim de semana inteiro com este gigante da marca Nipónica, consegui encontrar os argumentos necessários para me convencer na totalidade.
Primeiro que tudo: gigante porquê? Porque é um SUV realmente grande, ao contrário do que vamos encontrando nos dias de hoje. Prova disso, são os seus 4,7 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e 1,7 metros de altura. Para além da altura ao solo, também as protecções na parte debaixo da carroçaria, abrem o apetite para andar fora de estrada (já lá vamos), enquanto que as ópticas rasgadas na frente confirmam que estamos na presença de um veículo vindo das Ásias.
Nos interiores, predomina uma decoração em tons escuros, com formas bastante simples e que passam despercebidas, não faltando qualidade nos materiais, assim como a solidez dos mesmos. Como seria de esperar, a posição de condução é alta, o que nos permite conduzir com bastante segurança e de forma descansada, tendo uma maior percepção do que se passa à nossa volta.
No que diz respeito a equipamento, o Mitsubishi Outlander vem equipado com quase tudo o que é essencial. O ecrã de controlo do veículo oferece bastante informação útil. Para além do já habitual e tradicional GPS, temos um menu bastante completo com informações acerca da condução em modo eléctrico ou híbrido, como por exemplo se em determinado momento estamos a carregar as baterias ou a consumir energia das mesmas, os nossos consumos, informação sobre o que vai a gastar mais (por exemplo o AC), assim como estimativas de quilómetros que podemos fazer ainda em modo eléctrico ou híbrido. Sem dúvida alguma que este tipo de informação é bastante útil e acaba por nos ajudar a ajustar a nossa condução para que este seja o mais económica possível.
Modo eléctrico, offroad!
Até ter oportunidade de conduzir o Mitsubishi Outlander, nunca tinha tido oportunidade de experimentar a condução em modo totalmente eléctrico e fora de estrada. E se estamos na presença de um 4×4, nada como aventurar-nos por dentro das estradas de terra no meio da serra de sintra, num fim de semana que finalmente trouxe chuva a Portugal.
A experiência é divinal, pelo facto de conseguirmos andar pelo meio da natureza, num completo silêncio, disfrutando das gotas de água que vão caindo, ou dos pássaros que cantam, mesmo durante o Inverno, talvez baralhados por este clima estranho.
E sim, mesmo quando precisamos de mais potência para subir algumas zonas, o motor a gasolina entra em funcionamento mas graças ao facto de o motor ser bastante silencioso, continuamos a poder disfrutar ao máximo o mundo fresco e verde da Serra de Sintra.
Este é capaz de ser dos SUV com maior facilidade para se aventurar para fora de estrada, ainda para mais sendo PHEV. Para além da altura ao solo e das protecções reforçadas em baixo, os dois motores eléctricos a auxiliarem o motor a gasolina, garantem a potência necessária nas quatro rodas para nos aventurarmos por caminhos que outros SUV não seriam capazes de passar.
O conforto é garantido, quer seja em estrada ou fora de estrada. O Mitsubishi Outlander PHEV apresenta um bom controlo dos movimentos de chassis, um bom amortecimento nas “estradas” esburacadas que encontramos nas nossas aventuras offroad (e dentro da cidade de Lisboa), garantindo assim um excelente conforto, nunca prejudicando a dinâmica.
Depois do fim de semana, fica a saudade
Já nos passaram pelas mãos vários carros, eléctricos, híbridos, combustão interna, SUVs, Sedans, Desportivos. Em ensaios anteriores, é provável que já tenha referido exactamente o mesmo que vou dizer agora. Mas este Mitsubishi Outlander, depois de entregue deixou bastantes saudades.
Os motivos para esta afirmação são vários, e acabam por descrever tudo o que escrevemos acima. Para além da capacidade de nos aventurarmos por fora do alcatrão, este Mitsubishi Outlander PHEV permite-nos fazê-lo no maior dos silêncios possível, permitindo-nos desfrutar ao máximo do nosso passeios. Para além disso, há também outra questão que é o conforto a bordo, quer seja em viagens mais longas, quer seja nos passeios por “estradas” duvidosas e completamente esburacadas. Juntem a isto tudo um consumo extremamente baixo, mesmo com o motor 2.0 a gasolina, e conseguem perceber facilmente o porquê de ficar com saudades deste Mitsubishi Outlander PHEV.
O problema está mesmo no preço, pouco convidativo. É que este Mitsubishi Outlander PHEV está disponível a partir dos 47.500€ (sem campanhas promocionais). Ainda assim, é claro que será sempre uma excelente aposta para quem tenha uma empresa, já que os benefícios fiscais permitem baixar o preço da viatura, aliado ao facto de existirem sempre as campanhas da marca. Aliado a isso, os consumos baixos serão algo a ter sempre em conta, numa altura em que os combustíveis têm vindo a assumir preços cada vez mais altos.
Os 200km foram em modo híbrido ou só combustão?
José,
Modo Híbrido e com autoestrada pelo meio. Sem preocupações com consumos.
Boa tarde, desde quando este modelo dispõe de 7 lugares?
[…] Mitsubishi Outlander PHEV – Um 4×4 híbrido que convence […]