Terá sido há pouco mais de um ano quando a Lenovo anunciou que a marca Motorola desapareceria para se tornar Moto by Lenovo. Mas para os fãs da icónica pioneira das comunicações móveis não terá tudo passado de um mau sonho.

A confirmação do despertar vem do CEO Aymar de Lencquesaing: um ano depois, a Lenovo compreende a importância do nome Motorola e irá reintroduzir a marca no mercado global, inclusivamente onde hoje em dia a Lenovo tem uma forte presença com a Zuk.

Os mercados preferenciais da Motorola, como o Brasil, serão os primeiros a começar a ver a asa de morcego e o nome Motorola nos dispositivos, enquanto nos mercados dominados pela Zuk a introdução será feita mais tarde. Mas a Motorola será também reintroduzida na China.

O mercado doméstico da Lenovo é altamente concorrencial e a marca não tem conseguido impor-se a concorrentes como Huawei, Xiaomi ou Vivo.

Em 2017, como parte deste reposicionamento, deveremos ver um grande investimento na Motorola e em dispositivos com o seu nome. Existirá inclusivamente uma segunda geração do Moto Z (ou Motorola Moto Z?) que manterá a compatibilidade com as Moto Mods que têm aparentemente feito grande sucesso no mercado.

Recentemente, a Lenovo aproveitou o MWC para introduzir algumas Moto Mods novas, incluindo uma para integração da Amazon Alexa.

A Lenovo é a maior fabricante mundial de computadores, encontrando-se no topo das vendas de diversas classes de dispositivos. Mas a sua presença no mercado móvel não é tão expressiva, e a capacidade de penetração nos mercados ocidentais pelo rebranding da Motorola não terá dado os resultados esperados.

Com o regresso da Nokia e da BlackBerry, impulsionadas por novos investimentos, a Lenovo pode bem ter compreendido o valor de um nome que foi em tempos icónico com o telemóvel. De nossa parte estaremos em cima deste regresso da Motorola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui