Um tanto ou quanto de surpresa, a Nokia anunciou hoje o novo Nokia 7 e acertou praticamente na mouche quanto o que eu gostaria de ver no dispositivo, colocando-o firmemente na baliza do que precisava no seu portfólio: um gama média premium.
Portanto, o Nokia 7 é de facto o primeiro equipamento de gama média premium da Nokia, colocando-se entre o Nokia 6 e o Nokia 8 para ser desde logo o primeiro Nokia com um Snapdragon da série 600. Especificamente, o Nokia 7 possui o Snapdragon 630 em versões com 4GB ou 6GB de RAM, e armazenamento interno de 64GB.
Uma bateria de 3000mAh com carregamento de 18W encontra-se a bordo.
Design sem telhados de vidro
O Nokia 7 tem várias primeiras vezes para a Nokia e depois de diversos dispositivos com um design transversal, este é o primeiro da marca claramente pensado em 2017.
Isto porque apresenta uma construção mista em alumínio da série 7000 e painéis de vidro Gorilla Glass moldado a vácuo. Tudo parece bastante interessante e confortável.
O ecrã, uma unidade IPS LCD de 5.2 polegadas e resolução FHD é bastante padrão, com bezels algo espessos e formato 16:9.
Apesar de nesta gama começarmos a ver equipamentos bezel-less com 18:9, a Nokia vai aqui pelo mesmo caminho de marcas como ASUS ou Huawei e deverá fornecer uma concorrência forte aos equipamentos de gama média destes nomes.
A protecção IP54 faz justiça à fama da Nokia para equipamentos resistentes e protegerá o Nokia 7 contra salpicos acidentais.
As câmaras Zeiss democratizam-se
A seguir ao Nokia 8, o Nokia 7 é o segundo Nokia com câmara Zeiss, o primeiro abaixo da gama alta, igualmente o primeiro com apenas uma câmara.
Neste caso falamos de uma câmara com 16MP e abertura f/1.8, sem confirmação de OIS, enquanto a câmara frontal é de 5MP. Em conjunto, as câmaras podem colaborar nos Bothie que o Nokia 8 introduziu, e que permite fotografar e filmar simultaneamente com as duas câmaras.
A presença de áudio OZO também se faz sentir, permitindo captura de vídeo com áudio em 360°.
Quando e quanto?
Essa é a grande pergunta. Quando virá o Nokia 7 para Portugal ainda não sabemos.
O dispositivo estará para já disponível na China, onde a versão base custará o equivalente a €350.
Com um preço deste género em Portugal, o Nokia 7 seria um problema para os dispositivos actualmente no mercado nacional. As características são boas e seria o mais barato equipamento com Snapdragon 630 por cá.
Venha ele, HMD!
[…] é que a Nokia tem até agora lançado bons equipamentos, com Nokia 8 e Nokia 7 a mostrarem-se bem amados, mas o Nokia 9 é aquele Nokia por que todos esperamos desde o início […]