A HMD Global está claramente com ímpeto no lançamento de smartphones, em particular no que diz respeito ao lançamento internacional dos seus smartphones da gama X. Se o primeiro foi o X6, rapidamente a popularidade destes desenhos fez com que mais equipamentos chegassem tanto ao mercado Chinês, quanto ao mercado internacional. O caminho seria o mesmo para o Nokia X7, mas com um twist: será chamado de Nokia 8.1 a nível internacional.
Se bem se lembram, há somente alguns dias o Nokia 8.1 foi apanhado no Geekbench com especificações de gama média, indicando uma certa despromoção do modelo para a gama média. Parece agora quase certo que o Nokia X7 será o Nokia 8.1 a nível internacional, não o Nokia 7.1 Plus como se poderia esperar até agora.
Sorry, more correct and up-to-date information about 7.1 plus. The announcement will not take place before MWC.
Also, initially Nokia X7 was supposed to get the name Nokia 7.1 plus, but then Juho decided to give another name – Nokia 8.1.— Nokia anew (@nokiamobileru) October 21, 2018
Isto significa três coisas: por um lado, a gama Nokia 8 passa a fazer parte da gama média, o que não é totalmente uma boa ideia, tendo em conta a proximidade com os Nokia 7 e Nokia 6, parecendo que a Nokia está sobrepovoar o seu portefólio. Por outro lado, com o Nokia 8.1 fora do caminho da gama alta, o futuro Nokia 9 PureView poderá posicionar-se isoladamente como o único gama alta da marca, por seu turno algo mais interessante. Finalmente, significa que o Nokia 7 Plus, continua à espera de um sucessor que poderá chegar apenas no início do ano que vem.
O lançamento do Nokia 8.1 deverá dar-se ainda este ano, mais uma excelente oferta para um alinhamento que poderia ser mais conciso e menos confuso.