Janeiro trará consigo um dos smartphones mais aguardados do último ano, o Nokia 9 com a sua “penta-câmara” fotográfica disposta em círculo como uma estrela. Impressionante sim, mas o atraso do dispositivo face à data de lançamento prevista também teve as suas consequências, e um conjunto de imagens mostra-nos que o Nokia 9 PureView terá rebordos de meter inveja a 2018.

Nem o rebordo superior, nem o inferior são particularmente atraentes, num ano em que todos os concorrentes abraçarão o notch em forma de gota de água, ou os ecrãs perfurados. O lábio inferior é particularmente expressivo, ficando bem num Xperia de 2018, mas talvez não num flagship de 2019. Sem muito que possa fazer por isso, quando o Nokia 9 PureView chegar ao mercado em 2019, após diversos atrasos, o seu look será já desactualizado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas chegará isso para prejudicar de algum modo as suas vendas? Na melhor imagem real deste terminal até agora, o Nokia 9 é impressionante. As cinco câmaras, flash e módulo de foco orientam-se num hexágono, tornando o Nokia 9 PureView o smartphone com a face traseira mais ocupada do momento.

Quanto ao que será o produto final, subsistem ainda inúmeras incógnitas por determinar. Por exemplo, não se encontra em qualquer lado um sinal claro da existência de um sensor biométrico, pelo que a Nokia poderá utilizar um no próprio ecrã, ou simplesmente abdicar de um, e recorrer unicamente a reconhecimento facial. Igualmente importante também, o processador a bordo deverá ser o Snapdragon 845, ainda que existam aqueles que pensam na possibilidade do PureView chegar com o novíssimo 855, sendo ainda assim extremamente difícil que a Nokia consiga num tempo útil trocar um chip pelo outro, tanto a nível de desenvolvimento, quanto a nível de logística.

Tudo isto faz do Nokia 9 PureView o maior risco que a HMD jamais correu. Com dispositivos extremamente sólidos em termos de especificações e fundamentalmente pouco arriscados, a HMD Global conseguiu obter um grande sucesso que transcendeu a nostalgia. O Nokia 9 PureView é uma tentativa de ultrapassar todos os principais concorrentes no mercado no campo da fotografia, mas os atrasos de que tem sido alvo podem fazer com que seja demasiado pouco, demasiado tarde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here