A Philips Hue apresentou uma ampla extensão ao seu portefólio de equipamentos de iluminação inteligentes, apostando a sério em criar soluções de iluminação sustentáveis, mas que criam ambientes luminosos sem precedentes para um simples relaxamento ou para pano de fundo do nosso entretenimento, seja esse uma série, um jogo ou uma sessão de música e, aqui, a maior novidade será sem dúvida o emparelhamento das iluminações Philips Hue com o Spotify para cada música ganhar uma dimensão visual.
Uma iniciativa inédita, as contas Philips Hue e Spotify podem ser interligadas, permitindo à app Philips Hue extrair metadados de cada música para gerar um script de iluminação, reagindo a iluminação ao ritmo, batida e feeling da música. Ou seja, modulando a intensidade da luz, a cintilação e mesmo a cor. Eu suponho que com algumas coisas que ouço, o resultado seriam luzes vermelhas o dia todo, mas para realmente tirarmos partido desta interessante funcionalidade, parece-me que quantas mais iluminações Hue tivermos, melhor. Terei que esperar por uma oportunidade de experimentar esta forma muito inovadora de criar imersividade em toda a experiência musical, com que a Philips está provavelmente a aproveitar alguns truques dos bons engenheiros de iluminação nos melhores concertos da praça.
A funcionalidade de interligação com o Spotify começa a 1 de Setembro com acesso antecipado para os utilizadores da Philips Hue App 4, podendo demorar 7 dias até a conta ser elegível para esta nova tecnologia. A partir de Outubro, a funcionalidade alarga-se à totalidade dos utilizadores da Hue App 4.
Não é a única novidade da Philips para uma habitação muito mais atmosférica. Usualmente, um tubo ou fita de luz permite configurar apenas uma cor de cada vez. A Philips percebeu que existem limitações importantes neste sistema e criou a tecnologia gradient, permitindo combinar simultaneamente na mesma iluminação diferentes tonalidades. Este ano, a tecnologia gradient expande-se para o novo tubo de luz Philips Hue Play gradient, mas também para candeeiros de chão e de mesa e uma nova fita Philips Hue ambiance gradient.
Por falar em ambiance, uma novidade muito interessante para os amantes das lâmpadas de filamento de estilo clássico que geralmente estão disponíveis apenas em quentes dourados que não são particularmente úteis para trabalharmos: estarão agora disponíveis versões em White ambiance, permitindo uma regulação de vários níveis de branco, sem perdermos os dourados mais decorativos e intimistas em habitações que são, cada vez mais, locais de recato, mas também de trabalho. E, para a nossa casa inteligente e pessoal, a Philips tem também novas luminárias e candeeiros de teto encastráveis.
Transversalmente, todos os equipamentos são conectáveis à app Hue para criarmos automatismos e efeitos específicos para divisões e horas do dia, para uma nova dimensão verdadeiramente tridimensional da nossa experiência luminosa.
Os gamers não foram deixados de fora com a Philips Hue Play HDMI sync box que permite conexão a consolas de jogos para sincronização do ambiente com os gráficos dos nossos jogos favoritos, mas que pode igualmente ser conectada a uma televisão para dar aquela dimensão extra de imersão durante um filme.
Os preços dos novos equipamentos variam entre os €19.95 por uma lâmpada Philips Hue White de 1100 lumens e os €269.95 do luxuoso painel de teto Philips Hue Surimu.