Com a possibilidade do Série 6 abandonar a linha de produção e como forma de fazer frente ao modelo S coupé e cabriolet da Mercedes-Benz, a BMW antecipa o seu próximo Concept: o BMW Série 8.
A marca alemã já tinha descontinuado o Série 8 antes do virar do século, e agora vai mesmo avançar com a seu ressurgimento no mercado de coupés.
No novo Série 8 são esperadas pelo menos três versões: coupé, cabriolet e M. A versão de 4 portas parece menos provável porque poderá afetar as vendas do Série 7. A versão M deverá surgir logo após, pelo que se espera a sua chegada em 2019.
Este novo modelo será uma versão assente no Série 7 (plataforma CLAR), mas mais leve graças à utilização de fibra de carbono na sua arquitetura (o caso da estrutura dos bancos e do spoiler).
Exterior
O novo Série 8 Concept apresenta-se como um carro muito expressivo, com um capô mais longo e afocinhado que o do Série 6, conjugado com óticas de tecnologia laser, que lhe dá um aspeto arrojado ou mesmo agressivo. Na traseira o que sobressai logo à primeira vista são as ponteiras de escape cinzeladas, que conjugadas com os farolins e com toda a aerodinâmica, torna este Concept altamente desportivo, colocando qualquer um “em sentido”. A apresentação com jantes 21″ aguçam este perfil bem vincado e futurista desta obra de arte.
Interior
O interior do Série 8 Concept surge de forma bastante simples e clean, não fugindo assim ao atual ADN da BMW. O habitáculo é quase todo revestido em pele Merino bicolor, combinada com acabamentos em alumínio e carbono, contrastado com o ecrã central, que já não surge desenquadrado do tabliê, e ainda bem. O vidro Swarovski é a matéria prima utilizada no comando iDrive, algo bastante requintado ou mesmo luxuoso.
Mecânica
Seguro será dizer que qualquer motor BMW cabe dentro do novo Série 8. Não se sabe se a marca vai adotar motores híbridos plug-in ou motores de 4 cilindros a diesel. Agora para estar em consonância com aquilo que significa “Série 8”, o V6 twin turbo do 740i e o V8 twin turbo do 750i são opções bastante interessantes e relativamente certas.
A distância entre eixos parece claramente superior à do Série 6, mas não à do Série 7. No entanto, parece ter capacidade para levar companhia no banco traseiro de forma confortável. Relativamente à transmissão, apesar do antigo modelo ter sido equipado com transmissões manuais, prevê-se que o novo Série 8 estará disponível apenas em transmissão automática ZF de 8 velocidades. A tração traseira será a configuração standard e a configuração xDrive também estará disponível, possivelmente nas versões mais sonantes deste modelo.
Aparentemente, o Série 8 contará com o Bentley Continental e com o Mercedes classe S coupé como seus principais rivais. Só aqui dá para ver o que aí vem.
Prevê-se a data da sua comercialização para 2018. O preço do novo Série 8 deverá ultrapassar ligeiramente os preços do Série 7. No entanto ainda não há valores prognosticados para a sua comercialização em Portugal.