Após diversas fugas de informação ao longo das últimas semanas, a Xiaomi anunciou finalmente os Xiaomi Redmi 5 e Redmi 5 Plus, e confirmaram-se as melhores perspectivas quanto ao hardware destes económicos, mas muito atraentes Chineses. De facto – e sem entrar em entusiasmos – com a chegada oficial da Xiaomi à Europa, estes dois dispositivos elevam seriamente a fasquia na gama de entrada.

Finalmente um Snapdragon 450

Os rumores tinham hesitado entre o Snapdragon 625 e o Snapdragon 450. Finalmente confirma-se o Snapdragon 450, tornando os budget da Xiaomi os primeiros smartphones no mercado com o novo processador da Qualcomm.

A sua maior inovação é a chegada da litografia de 14nm ao segmento de entrada de gama, o que dará ao Xiaomi Redmi 5 uma eficiência energética amplamente superior à dos seus antecessores. A acompanhar o Snapdragon 450 teremos 2 ou 3GB de RAM e 16 ou 32GB de armazenamento interno.

A bateria é de 3300mAh, e recebemos uma câmara de principal de 12MP, com uma de 5MP a servir para os selfies.

Entretanto, os rumores não estavam totalmente errados, porque o Xiaomi Redmi 5 Plus oferece o mais potente Snapdragon 625, enquanto a memória pode agora ir até uma combinação de 4GB de RAM com 64GB de armazenamento interno. Mais potente que seja, o Redmi 5 Plus mantém as mesmas câmaras e layout geral. A bateria, no entanto, é de 4000mAH.

Não há confirmação de que estejam ambos os dispositivos equipados com QuickCharge 3, o que será um verdadeiro must.

Quanto ao sistema operativo, ambos chegam com o Android Nougat 7.1.2, mas como a interface é a MIUI 9.0, algumas das funcionalidades do Oreo estão presentes, como o picture-in-picture e ainda um assistente inteligente.

Ecrãs FullView abaixo dos €200

A grande renovação dos Xiaomi Redmi 5 e Redmi 5 Plus face aos seus antecessores está no ecrã. Porquanto poderá ser exagerado dizer que os rebordos são mínimos, ambos os equipamentos chegam com ecrãs 18:9 com bezels efectivamente compactos face ao que é a generalidade da oferta nesta gama de preço.

Os dois dispositivos são, no entanto, diferentes, com o Redmi 5 a chegar com um ecrã de 5.7 polegadas e resolução HD+, enquanto o do Redmi 5 Plus apresenta mais amplas 5.9 polegadas e resolução FHD+ que, vistas as dimensões de ambos os ecrãs, é francamente a melhor opção.

Dois smartphones agressivos

Temos de olhar para os dois novos Redmi com objectividade: ao combinarem ecrãs 18:9 com processadores interessantes, os dois equipamentos são extremamente interessantes para o utilizador casual. Tanto o Snapdragon 450 quanto o 625 são bons processadores mas o 450 em particular é um chip novo e em estreia que promete superar amplamente o Snapdragon 435. Com este chip a bordo, o Redmi 5 é neste momento o mais potente equipamento que podemos comprar com chips da série 4, e o preço deverá ser muito atraente: o Redmi 5 pode ser encontrado online por um mínimo de $139.

Os preços Europeus ainda não são claros, mas deverão rondar os €150, colocando um sério desafio às marcas já estabelecidas no nosso mercado.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui