Num evento aberto aos mídia, a ASUS revelou a disponibilidade da sua mais recente e inovadora aposta no mundo dos portáteis com ecrã duplo, o ASUS Zenbook Duo 2024, revelado em Janeiro. Com dois ecrãs OLED 3K e o mais recente hardware da Intel, o Zenbook Duo (2024) UX8406 é uma tremenda evolução face ao Asus Zenbook Duo 14 com o seu “ecrã e meio”, abrindo portas escancaradas para inúmeros cenários de utilização a nível profissional ou pessoal.

O dobro da diversão

Os dois ecrãs ASUS Lumina OLED de 120Hz de taxa de atualização e resolução 3K podem ser usados para o que quisermos, em simultâneo ou um como ecrã e o outro como base para um teclado. Podemos mesmo dispor estes ecrãs a 180º para trabalho colaborativo, na horizontal lado a lado, ou na vertical com um sobre o outro, nestes casos com o teclado bluetooth em separado.

Com isto, podemos ter aplicações de produtividade num ecrã, diversão no outro, ou então produtividade em todo o lado, ao mesmo tempo, maximizando a nossa capacidade de elaborar relatórios e rever indicadores de desempenho ou outros. Para um mangas de alpaca como eu, este potencial é enorme, claro.

A ASUS optou por uma solução diferente da concorrência, com um stand incluído na base do portátil que, uma vez aberto, permite colocar os ecrãs na horizontal ou vertical. Se não quisermos usar o teclado, há shortcuts para abrir um réplica virtual no painel inferior, ou podemos usar apenas um trackpad no ecrã, de forma flutuante. Fica ao nosso gosto, claro.

Resistente e desportivo

Os adeptos do desempenho não ficarão desiludidos com o Zenbook DUO, que maximiza o desempenho com um Intel Core™ Ultra 9 com NPU (Unidade de Processamento Neural) integrado para aceleração de IA, até 32 GB de memória RAM LPDDR5x, SSD até 2 TB PCIe® 4.0, especificações muito generosas.

A autonomia fica a cargo de uma bateria de longa duração de 75 Wh de capacidade, ou algo como 8 horas com vídeo em ambos os ecrãs, 10 horas só com um ecrã. O teclado magnético parece bastante completo, inclusivamente com iluminação, e carrega-se sempre que se acopla ao portátil, embora possamos desligar a opção. A ASUS não deu números exatos para a duração da autonomia deste ecrã, mas é justo dizer que utilizado 10 minutos por dia em carregamento e nunca ficaremos sem carga. E há ainda um sistema de áudio Dolby Atmos® certificado pela Harman Kardon para maximizar as nossas videoconferências.

Temos de dizer que o Zenbook DUO parece um equipamento tão desportivo quanto sólido, com um chassis de metal e MIL-STD-810H dos EUA entre a sua lista de predicados. Isto apesar de ter apenas 1,35Kg de peso, sem contar com o teclado.

Não temos dúvida de que este pode ser um equipamento revolucionário, mas por toda a revolução que traz, o Zenbook Duo tem um interessante argumento a seu favor: inclui uma porta HDMI, com o que será compatível com inúmeros escritórios onde ainda não teremos ao nosso dispor monitores com USB-C.

“Estamos entusiasmados por trazer o Zenbook DUO para os consumidores portugueses”, disse Eduardo Cardoso, diretor de Marketing ASUS Portugal. “Este ultraportátil é uma verdadeira inovação que oferece uma experiência de utilização única, permitindo aos utilizadores explorar novas formas de produtividade e criatividade.”

O ASUS Zenbook DUO (2024) UX8406 será disponibilizado em Pré-Venda a partir de amanhã, dia 29 de fevereiro, com um PVPR de 2.499,99 €.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui