É um estrondo do ponto de vista das especificações e com o seu design inconfundível e arrojado: o Oneplus 10 Pro foi anunciado na China onde continuará a ser um exclusivo, não podendo para já ser comprado no estrangeiro, incluindo na Europa.

OnePlus 10 Pro

Dito isto, é difícil perceber qual o destaque do Oneplus 10 Pro, já que este é um equipamento superlativo que reúne o melhor hardware ao dispor do mercado, tornando-se um dispositivo muito equilibrado sem pontos fracos que se destaquem. Começamos talvez pelo exterior, como sempre?

A Oneplus voltou a escolher um dos melhores ecrãs do mercado, na forma de um painel OLED LTPO de 2ª geração, com 6.7″ e resolução QHD+, que revela uma taxa de atualização variável de 1 a 120Hz, adequando-se por isso muito melhor e mais fluidamente às necessidades de utilização de diversas apps e permitindo economizar bateria em muitos cenários. Este ecrã oferece ainda uma câmara de 32MP f/2.4.

No painel traseiro encontramos então outro grande destaque deste smartphone, onde um enorme módulo fotográfico não deixa de relembrar um futurista visor. Aí, a Hasselblad e a Oneplus voltaram a juntar-se para oferecerem o melhor que cada uma sabe fazer em termos de fotografia, oferecendo-nos a solução OnePlus Billion Color que permite que as três câmaras do equipamento reproduzam mais de um bilião de cores, em fotografias de 10 bits com 64 vezes mais cores reproduzidas que uma câmara tradicional de 8 bits. Há ainda o Natural Color 2.0 que promete oferecer cores ainda mais naturais e fieis à realidade.

Para os fotógrafos mais ambiciosos, o modo Hasselblad Pro agora permite captura RAW de 12 bits, e há um novo modo de filme que nos dá mais liberdade para os vídeos verdadeiramente criativos, com ajustes de ISO, equilíbrio dos brancos e velocidade de obturação durante a captura de vídeos. Finalmente, em conjunto com Yin Chao, embaixador da Hasselblad e Ben Thomas e David Peskens, vencedores do Hasselblad Masters, a Hasselblad desenvolveu e disponibilizou o Master Style, presets de estilo de cores que oferecem um cunho muito específico às nossas imagens. Existem efetivamente três estilos: o Serenity, que captura os traços da fotografia de moda de Yin Chao, enquanto o Radiance replica o estilo hiperrealista de Ben Thomas, e o estilo Emerald reproduz o estilo de Peskens nas suas fotografias de vida selvagem. Os utilizadores do Oneplus 10 Pro podem assim aumentar a riqueza das suas fotografias com os estilos de alguns dos melhores fotógrafos do mundo.

Mas, e quanto ao hardware? Falamos de três câmaras, começando por um Sony IMX789 de 48MP 1/1.43″ e com uma abertura de f/1.8. É acompanhada de uma Samsung JN1 de 50MP com 150º de ângulo de visão. Finalmente, uma câmara de 8MP oferece zoom ótico de 3.3x.

Falemos das poderosas entranhas do Oneplus 10 Pro então: temos a bordo o Snapdragon 8 Gen 1, e este processador 5G é absolutamente superlativo, oferecendo a melhor performance do momento, principalmente acompanhado de até 12GB de RAM LPDDR5 e 256GB de RAM UFS 3.1.

Não satisfeita com o melhor possível, a Oneplus oferece aos utilizadores o Hyperboost e ferramentas de overclocking para tirarmos o absoluto máximo proveito dos jogos mais exigentes do mercado. A Oneplus melhorou, claro, o sistema de refrigeração, para que este possa aguentar esta performance extra, tornando-o maior e mais eficiente.

Obviamente, puxar pelo máximo do processador terá um impacto na bateria, mas com 5000mAh esta é mais do que suficiente para garantir uma boa autonomia, tanto mais que tem carregamento de 80W com fios e 50W sem fios.

O Oneplus 10 Pro estará disponível durante a primavera, curiosamente sem uma data ainda definida, com um preço que começará nos €650 para a versão com 8/128GB, enquanto a versão com 12/256GB custará algo mais, na casa dos €730. Não há qualquer tipo de previsão de lançamento no mercado internacional, o que nos deixa francamente chateados, mas atrevo-me a dizer que será apenas uma questão de tempo, por isso não desesperem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui