Não é uma surpresa: já se tinha quase toda a certeza de que a Samsung traria a experiência S Pen para o Galaxy S21 Ultra, mas ainda assim há razões para ficarmos excitados. Onde os S21 e S21+ são os topos de gama acessíveis, o S21 Ultra é o premium sem restrições que se afirma como um monstro de produtividade.

Pensemos nos traços gerais dos S21, mas coloquemos a bordo um hardware ainda mais impressionante. Os processadores ficarão os mesmos, claro: o Snapdragon 888 ou o Exynos 2100, mas o S21 Ultra é uma diferença olímpica: melhor, mais rápido. A começar pela memória: são 12 ou 16GB de RAM e até 512GB de armazenamento.

O ecrã é uma unidade com curvatura bilateral Dynamic AMOLED com 6.8 polegadas QHD+ e taxa de atualização adaptável entre 10 e 120Hz, além de um brilho máximo de 1500 nits. Impressionante. Juntemos a isto HDR10+ e temos uma experiência visual de topo.

Face aos seus irmãos, o S21 Ultra introduz um departamento fotográfico mais impressionante. À frente encontramos uma câmara de 40MP ideal para vLoggers e streamers, enquanto a face traseira mostra-nos um módulo enorme graças à presença de uma câmara de 108MP muito aguardada pelos amantes da fotografia, acompanhada de uma ultragrande de 12MP, uma teleobjetiva com zoom 3x com sensor de 10MP e ainda uma quarta tele de 10MP, mas com zoom 10x, ou Space Zoom de 100x. O Samsung Galaxy S21 Ultra poderá mesmo guardar as imagens em formato RAW de 12 bits para os verdadeiros entusiastas da fotografia e edição.

A bateria apresenta 5000mAh e é claro que pode carregar outros dispositivos de forma wireless.

Uma S Pen sem ser num Note

Obviamente há um grande destaque no S21 Ultra: a S Pen. Esta ferramenta muito acarinhada é um pilar da família Note, e embora a marca já tenha dito que os Note não vão desaparecer, é importante vermos este ponto extra na família S.

Há obviamente diferenças fundamentais, no sentido em que a S Pen é nativa ao Note. No caso do S21 Ultra poderemos ter uma caneta própria, mas embutida numa capa especial, já que o próprio smartphone não terá uma ranhura para ela. Nesse sentido, o lado positivo é que a caneta de um Note será totalmente compatível no novo S21 Ultra.

A chegada da S Pen introduz obviamente nova funcionalidades de anotamentos e assinatura de documentos, gestos e, de futuro, tirar fotografias, quando for introduzida a S Pen Pro com um design mais longo e mais funcionalidades ao nível do Bluetooth.

Preço e disponibilidade

O Samsung Galaxy S21 Ultra está disponível para pré-encomenda hoje e chegará às lojas, operadoras e retalhistas a 29 de Janeiro nas cores Phantom Silver (12/128GB) e Phantom Black (12/128GB, 12/256GB ou 16/512GB). Este é um equipamento inquestionavelmente exclusivo com um preço a condizer com as suas capacidades acrescidas: €1279.90.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here