É talvez um banho de água fria para os utilizadores do OnePlus 5: a OnePlus cancelou o rollout do OxygenOS 5.0 com Android Oreo para o dispositivo, sem clarificar totalmente as suas motivações. Em troca, o dispositivo receberá posteriormente a versão mais avançada 5.0.1.
A surpresa é tão maior quanto o programa Beta pareça ter corrido bem e o rollout já estava a decorrer para os dispositivos, com novas funcionalidades, incluindo o Face Unlock, funcionalidade retroactivamente herdada do OnePlus 5T. Sem especificar o que aconteceu, a OnePlus aponta o dedo a um bug, que terá que ser relativamente importante, para cancelar por completo o rollout.
O próximo passo será agora preparar então o OxygenOS 5.0.1 para um lançamento global no OnePlus 5. Entre os retoques a incluir, destacamos a nova interface da câmara com melhores algoritmos de imagem, compatibilidade aptX HD, calibração de ecrã adaptativa, optimização da bateria, novo gestor do hotspot Wi-Fi, além de correcção de bugs e o patch de segurança de Dezembro.
A OnePlus não especificou, no entanto, um prazo para o rollout do OxygenOS 5.0.1 para o OnePlus 5. Os mais antigos OnePlus e e OnePlus 3T foram os primeiros smartphones a receber esta actualização, que tem causado alguns casos de alarmes emitidos pelo Google Play Protect, que aconselha a desactivação do FactoryMode.
Utilizadores de OnePlus 3/3T com OxygenOS 5.0.1 avisados para desinstalarem FactoryMode