Descoberto em Novembro passado que o Engineer Mode em alguns OnePlus podia ser utilizado para ganhar acesso ao dispositivo e dados pessoais, a OnePlus agiu depressa com o OxygenOS 5.0.1 para corrigir essa vulnerabilidade. Esse não foi, todavia, o fim da saga.

Agora, o Google Play Protect começou a emitir avisos aos utilização dos OnePlus 3/3T para que desinstalem uma nova app do sistema operativo, a “FactoryMode”, que parece ser uma nova versão do Engineer Mode.

Tal como no passado, a app é usada como meio de diagnóstico do dispositivo antes da sua chegada ao mercado e, posteriormente, pelo suporte técnico. Mas, se no passado a app permitia o acesso root ao dispositivo, nada indica que neste momento continue a conter uma vulnerabilidade dessa monta. A questão, portanto, coloca-se quanto aos motivos por que o Google Play Protect a sinaliza e se deveremos removê-la.

A razão mais plausível é que a análise do Google Play Protect não distinga a FactoryMode do Engineer Mode e sinalize a sua perigosidade, mesmo que ela não esteja lá. Diversos utilizadores no Reddit têm dado conta desta ocorrência, mas também da impossibilidade de ultrapassar o aviso simplesmente parando a app.

A única alternativa seria desinstalar a FactoryMode mas, neste momento, eu aconselharia antes paciência. Será uma questão de tempo até a OnePlus corrigir qualquer problema que exista com a app, ou que a Google faça o mesmo até ajustar o Play Protect.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui