Depois da Xiaomi, também a Oppo se prepara para se tornar um grande nome no mercado mobile Europeu, e os seus mais recentes dispositivos a chegarem ao Velho Continente são os Oppo RX17 Pro e RX17 Neo, que chegam com um PVP de €599 e €249 Euros respectivamente. Embora os dispositivos tenham sido apresentados na Itália, estão disponíveis noutros mercados Europeus, incluindo Itália, França, Espanha e Holanda, com boa possibilidade de Portugal se lhes seguir em breve.
Os dois dispositivos não são totalmente novos, já que se tratam efectivamente dos mesmos R17 Pro e R17 Neo já anunciados para o mercado Chinês.
O Oppo RX17 Pro oferece um moderno Snapdragon 710 com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno. O ecrã é uma unidade AMOLED de 6.4 polegadas e resolução FHD. O destaque aqui é o notch mínimo, em forma de gota de água, dando-lhe um grande rácio de ecrã activo, enquanto o leitor biométrico se encontra sob o ecrã. Entretanto, para as câmaras contamos com uma parelha de câmaras de 12MP + 20MP, com uma terceira câmara para TOF e fotografia estéreo. À frente, 25MP fazem a festa. Finalmente, o Oppo RX17 Pro chega com bateria de 3700mAh.
O RX17 Neo é algo mais modesto, mantendo o mesmo ecrã, mas trocando o processador por um menos potente Snapdragon 660, emparelhado com “apenas” 4GB de RAM e uma bateria de 3600mAh. As restrições fazem-se notar também nas câmaras, que passam para uma parelha de 16MP+2MP, embora a frontal se mantenha nos 25MP. O ecrã mantém-se o mesmo, também com leitor biométrico sob o ecrã.
O Oppo RX17 Pro não parece neste momento ser particularmente uma pechincha. O seu preço coloca-o em pé de igualdade com equipamentos como os ASUS ZenFone 5z, Xiaomi Mi 8 e LG G7 ThinQ equipados com o Snapdragon 845, ou o Huawei P20, equipado com o Kirin 970. O leitor biométrico e o excelente ecrã com notch reduzido podem sem dúvida justificar este preço razoável, mas não extraordinário, para um smartphone globalmente muito interessante.