Estes não são certamente os melhores tempos para a gigante de Taiwan que chegou a poder ameaçar o lugar da Qualcomm no mercado Asiático, mas numa fuga para a frente, a MediaTek apostará no muito arrojado Helio P30 para competir com o extraordinário Snapdragon 660.

Apoio é fundamental para um fabricante como a MediaTek, que se vê algo abandonada por alguns dos seus clientes tradicionais, não sem culpa própria. Ora, parece que a MediaTek já terá pelo menos dois clientes garantidos para o seu futuro MediaTek Helio P30: a OPPO e a Vivo.

Segundo o DigiTimes, ambos os fabricantes Chineses terão seleccionado o Helio P30 para as suas apostas de gama intermédia mais para o final do ano.

Entretanto, o Helio P30 não é ainda oficial. Com o lançamento recente do Snapdragon 660, é fundamental para a MediaTek renovar em força a sua aposta na gama média, agora que a sua presença significativa na gama alta é apenas uma miragem.

É aqui que entra o Helio P30, que será um octa-core fabricado em litografia de 12nm da TSMC, dando alguma vantagem ao 660 com a sua litografia de 14nm, para se tornar um dos mais modernos chips na gama intermédia. Espera-se que o SoC possua quatro núcleos Cortex-A53 e quatro Cortex-A72 para as cargas pesadas.

Pensa-se que o chip terá suporte para RAM LPDDR4 e um modem moderno capaz de 600Mbps de download, uma lacuna importante em processadores MediaTek recentes. Com estas características, o Helio P30 poderá ser um excelente competidor para o Snapdragon 660, mas o seu desafio serão os Snapdragon intermédios que a Qualcomm certamente lançará no último trimestre.

Além da Vivo e OPPO, também Meizu deverá apoiar o Helio P30 no seu futuro Meizu MX7 cujo lançamento se dará em Setembro. São três fabricantes, e a Sony tem também ganho a tendência para apostar nos Helio P para a sua gama média.

Mas a MediaTek necessita acima de tudo de alargar a sua base de clientes e agradar aos utilizadores finais com actualizações atempadas.

Será que conseguirá?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui