Outsourcing de Administração de Base de Dados – faz sentido?

O outsourcing de serviços de Tecnologias de Informação é uma prática corrente nos dias que correm, já que garante às empresas vantagens competitivas que lhes permite contar com equipas especializadas, com know-how sempre atualizado e disponibilidade permanente, além de garantir uma redução de custos que transfere orçamento para outras áreas core das organizações.

Mas no que respeita a tarefas de Administração de Bases de Dados (também conhecido como DBA), essa abordagem mantém-se? Os serviços de administração de bases de dados foram criados tendo em vista a garantia de disponibilidade e de desempenho das bases de dados – um elemento quase sempre fulcral para o bom funcionamento do negócio, uma vez que as aplicações de negócio armazenam e processam dados em Bases de Dados. A esta necessidade de desempenho e disponibilidade soma-se a forma imperativa como as BD devem garantir o cumprimento das normas relativas ao acesso dos utilizadores, à gestão de segurança, à privacidade da informação e o próprio alinhamento do modelo de dados com as necessidades da sua aplicação.

 Ricardo Oliveira, Consulting Services Director da Eurotux

Um administrador de bases de dados aloca o seu tempo e conhecimentos a um vasto conjunto de tarefas que servem de pilar para o bom funcionamento das BDs. Entre outras, dedica-se à implementação e configuração respeitando as boas práticas, à gestão de capacidade e manutenção de índices e views, ao desenvolvimento e manutenção contínua – como por exemplo no que concerne a frequência de atualizações – e à gestão de acessos. A seu cargo tem ainda as tarefas comuns de análise e otimização de desempenho, de troubleshooting e de definição da estratégia de backup & restore. Falamos de um amplo conjunto de funções que colocam sobre si não apenas uma responsabilidade essencial como uma carga de tarefas nem sempre fácil de gerir.

Serviço remoto pode fazer a diferença

Tal como acontece com outras áreas de TI, a oportunidade de subcontratar empresas como a Eurotux numa ótica de prestador de serviços de outsourcing é também na Administração de Bases de Dados uma mais-valia.

Desde logo, as organizações têm acesso a uma empresa com provas dadas no mercado, com capacidade de alinhamento estratégico entre as tarefas quotidianas de gestão de informação com os objetivos últimos da empresa e do seu negócio.

 Ricardo Oliveira, Consulting Services Director da Eurotux

Além disso, a Eurotux coloca à disposição dos seus clientes uma equipa de profissionais qualificados em diferentes bases de dados – MySQL, MariaDB, PostgreSQL, Microsoft SQL Server ou Oracle – e com formação constante para que tenham competências sempre atualizadas e capazes de responder aos mais prementes desafios. O cliente tem acesso a um serviço abrangente e com cobertura 24×7 e que garante a capacidade para contornar falhas na conceção das BDs, como seja a má avaliação da necessidade de recursos, argumento que está amiúde na base do aumento de custos de licenciamento, por exemplo.

Por fim, a Eurotux conta com a abrangência de oferta e as equipas para poder complementar os serviços de Administração de Bases de Dados com outros serviços técnicos que interferem no ecossistema nas BDs. A estratégia final? Oferecer aos seus clientes uma solução global, modular, adaptada às necessidades do seu negócio.

Artigo de opinião por Ricardo Oliveira, Consulting Services Director da Eurotux.

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